Desde 31 de dezembro de 2019 têm circulado notícias acerca do novo Coronavírus, que teve suas primeiras aparições na China. Contudo, atualmente o vírus já foi confirmado em dezenas de países, inclusive no Brasil, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março se tratar de uma pandemia, o que fez com que viagens fossem canceladas.
Isso significa, portanto, que a epidemia relacionada ao Coronavírus está sendo amplamente disseminada. A declaração da OMS causou alarde na medida em que a doença ainda é nova e, portanto, não possui vacinas ou tratamento pré-estabelecido.
Além disso, ela se espalha silenciosamente, demorando até 15 dias para manifestar sintomas. Durante esse período, entretanto, o portador do vírus continua o espalhando e colocando em risco outas pessoas.
Dessa maneira, viagens foram canceladas ou suspensas ao redor de todo o mundo, principalmente aquelas que partiam ou tinham como destino os locais mais afetados. Confira abaixo quais são esses locais e o que fazer em caso de cancelamento de viagens.
Índice
Cancelamento e suspensão de viagens: O que fazer
Uma vez que essa é uma realidade que atinge milhares de pessoas no mundo todo, preparamos, especialmente para você, este artigo com algumas dicas do que fazer em caso de cancelamento ou suspensão de viagens, assim como quais as medidas necessárias para se precaver do contágio desse perigoso vírus.
Nesse artigo você poderá conferir:
- Países mais afetados pelo Coronavírus;
- O que fazer em caso de viagens canceladas;
- Como negociar a alteração das datas de viagens;
- O que fazer para se precaver frente à pandemia.
Confira, abaixo, nossas dicas e garanta sua segurança e de sua família.
Em razão da necessidade de cancelamento de inúmeras viagens frente à pandemia de Coronavírus, saiba o que fazer nessa situação, assim como quais os países que devem ser evitados, por enquanto, e outras medidas de prevenção ao vírus.
A China, como o primeiro país a indicar a contaminação da população com o Coronavírus, é um dos países mais afetados pelo vírus, apesar de, atualmente, já ter controlado a epidemia que a atingiu. Também, é possível citar o Irã.
Contudo, a pandemia não se restringe ao Oriente, até mesmo porque ela já atinge 50 países no mundo todo, sendo que a Europa já ultrapassou a Ásia em relação ao número de casos.
Dentre eles, a Itália é, atualmente, uma das nações mais afetadas pelo Covid-19 (doença causada pelo vírus), que também se espalhou pela Espanha, Portugal e Estados Unidos, dentre tantos outros.
Atualmente são milhares de casos no mundo todo, sendo que as mortes pelo vírus até o último sábado (21) somavam 11.400 casos no mundo todo.
Contudo, estima-se que existam mais mortes e mais casos do que os diagnosticados, vide que diversas nações não possuem número de testes suficientes, assim como diversas pessoas são afetadas pelo vírus sem tomar conhecimento ou desenvolver sintomas, mas os passam rapidamente à frente.
Diante desse cenário caótico, diversas viagens foram canceladas no mundo todo, para e de diversos países. Nesse viés, confira o que fazer em caso de cancelamento.
O que fazer em caso de viagens canceladas
O cancelamento de viagens foi necessário uma vez que o isolamento populacional é uma das medidas mais efetivas contra a disseminação do Coronavírus.
O Governo Federal lançou uma Medida Provisória a fim de regulamentar as viagens canceladas em razão da pandemia mundial. Nesse sentido, garantiu aos consumidores que desejassem cancelar suas viagens o estorno do valor integral pago em passagens.
Contudo, segundo essa medida, esse valor não será estornado no cartão de crédito, mas convertido ao cliente como crédito para futuras compras de viagens e reservas de hospedagens.
Ou seja, embora o ressarcimento total geralmente ocorra apenas quando o cancelamento da viagem é feito pelo prestador de serviço (companhia aérea e redes de hotéis), atualmente é resguardado ao consumidor o direito de receber os valores mesmo quando o cancelamento partir dele.
Aliás, o consumidor ainda possui o direito de requerer a remarcação da viagem, e não seu cancelamento. Isso pode ocorrer tanto quando o cancelamento da viagem ocorrer por iniciativa da empresa de turismo, quanto quando o turista desejar postergar seu passeio.
Por fim, ressalte-se que o direito ao reembolso ou adiamento é resguardado não apenas para passagens aéreas, mas também para reservas de hotéis, compras de pacotes turísticos e outros. Ainda, os direitos existem tanto em caso de companhias internacionais quanto nacionais, uma vez que a crise de saúde abrange o mundo todo.
Como negociar a alteração das datas de viagens
Para negociar as datas de alterações de viagens canceladas basta contatar a companhia aérea, rede hoteleira ou, ainda, a agência de turismo responsável pela venda dos produtos turísticos.
Por outro lado, caso as companhias responsáveis se recusem a cancelar ou alterar as datas de viagens, o consumidor é resguardado pelo Procon e pelo Código de Direito do Consumidor.
Dessa forma, primeiramente, entre em contato com a companhia a fim de negociar de forma amigável.
Contudo, caso não seja possível negociar as viagens canceladas dessa maneira, procure um órgão de defesa do consumidor com todos os documentos relativos às viagens, assim como protocolos de ligações, cópias de e-mails e mensagens, dentre outras provas.
O que fazer para se precaver frente à pandemia
Os números relativos à rapidez com que o vírus se espalha e às mortes causada assustam no mundo todo. Dessa maneira, existem várias medidas que podem ser tomadas como prevenção à contaminação.
Primeiramente, as medidas de higiene são indispensáveis. Lavar as mãos com frequência e bastante água e sabão é importante, assim como o uso de álcool em gel quando houver o contato com superfícies públicas ou locais como maçanetas e corrimões.
Além disso, evitar cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão, ou conversas a menos de 1,5 metros de distância. Ainda, é importante ressaltar que a quarentena, ou seja, auto isolamento, é extremamente importante, visto que o vírus sobrevive por muito tempo no ar e em superfícies como metal, papel e vidro.
Finalmente, as viagens canceladas também compõem parte das medidas de prevenção, pois o vírus demora a causar sintomas em pessoas que podem estar infectadas e o levando para lugares que, até então, sequer tinham casos registrados ou possuíam menos casos.
Conclusão: Viagens canceladas
As viagens canceladas, infelizmente, são um problema recorrente nesse atual momento mundial. Contudo, tal fator é necessário diante da crise de saúde que afeta o mundo inteiro em razão do Coronavírus.
Dessa forma, siga nossas dicas para caso de viagens canceladas e, ainda, busque postergá-las caso não haja o cancelamento pela companhia a fim de garantir sua segurança e de seus entes queridos, assim como auxiliar na força tarefa mundial que busca controlar a pandemia que se instaurou desde meados desse ano.
Deixe uma resposta