Veja os melhores restaurantes e onde comer em Salvador!
“Salvador, Bahia, território africano
Baiano sou eu, é você, somos nós
Uma voz, um tambor”
Já dizia Saulo em sua música-poesia! Salvador é raiz de todo bem! Se você está planejando a sua viagem para Salvador, então você está no lugar certo!
Além de conferir onde comer em Salvador – a terra do acarajé, da moqueca baiana e da cocada – não deixe de ver nosso artigo sobre o que fazer em Salvador, com opções de passeios imperdíveis!
Mas, vamos ao que interessa! Os restaurantes do coração da Bahia tem um tempero todo especial e se você não é tão fã de pimenta, nunca peça nada quente, pois lá isso é sinônimo de comida apimentada, ok?
Tem alguns pratos que você não pode deixar de experimentar: além dos que já falamos, prove o doce de mamão verde, vatapá, abará, bobó de camarão e o delicioso arroz de huaçá!
Índice
Melhores Restaurantes em Salvador
São tantos pratos que escolher onde comer em Salvador parece até uma tarefa difícil. Mas temos uma boa notícia: não é! Não para você, já que separamos a lista com os 10 melhores restaurantes em Salvador. Confira a lista aí:
- Casa di Vina
- Aconchego da Zuzu
- Dona Mariquita
- Sorriso da Dadá
- Donana
- Largo da Dinha do Acarajé
- Casa de Noca Pituba
- Amado
- Restaurante Lafayette
- Sorveteria da Ribeira
Onde comer em Salvador em 2020
Como você pode ver, os nomes são muito criativos! Só pela lista, a gente já fica com água na boca, não é mesmo? Agora é hora de conhecer melhor cada um deles! Veja:
1. Casa di Vina
Salvador, Itapuã, Vinícius de Moraes: tudo isso é muito significativo. E a Casa di Vina tem muito a ver com tudo isso.
Era exatamente lá que o poeta Vinícius de Moraes viveu sua linda história de amor com a atriz Gessy Gesse.
O legal é que, além de uma experiência gastronômica local incrível, também é possível encontrar um memorial que retoma a história do casal.
Você poderá até mesmo provar algumas das receitas que foram ensinadas pela própria Gessy e que seguem até hoje no cardápio.
Endereço: R. Flamengo, 44 – Itapuã
2. Aconchego da Zuzu
Como o próprio nome já diz, o Achonchego da Zuzu é um lugar aconchegante, onde a gente se sente em casa.
Além disso, é lá que você encontra uma das melhores moquecas de Salvador! O preço é acessível e o sabor surpreendente!
O local é simples, as cadeiras são de plástico, mas você se sente muito bem. Sem contar o atendimento: impecável!
Endereço: R. Quintino Bocayuva, 18 – Garcia
3. Dona Mariquita
É no restaurante Dona Mariquita que você encontrará a mais autêntica culinária baiana!
São mais de 10 anos do que eles chamam de cozinha patrimonial, cheia de história.
Lá, você terá pratos que resgatam o melhor dos ingredientes originais, como mariscos, folhas, sementes e muitas influências indígenas.
Endereço: R. do Meio, 178 – Rio Vermelho
4. Sorriso da Dadá
Localizado no famoso bairro Pelourinho, um dos mais conhecidos de Salvador, foi fundado pela Dadá, uma baiana arretada que mostra exatamente o que é que a baiana tem em cada um de seus pratos!
Aproveite para provar a Moqueca, bobó de camarão e a deliciosa cocada.
Endereço: R. Frei Vicente, 05 – Pelourinho
5. Donana
Outra baiana que mostra para o que veio é Ana Raimunda Silva Santos. O restaurante é um sucesso e é muito procurado, também, por sua moqueca.
Apesar do famoso prato, não deixe de experimentar o camarão empanado com tapioca, pois ele é, simplesmente, ma-ra-vi-lho-so.
Dica: Tente chegar cedo para evitar filas e pegar um bom lugar para sentar, pois o restaurante já é um dos points da cidade quando o assunto é onde comer em Salvador.
Endereço: R. Teixeira Barros, s/n – Brotas
6. Largo da Dinha do Acarajé
Definitivamente, não tem mesmo como ir até Salvador e não provar o tradicional acarajé. Na verdade, lá você encontrará o prato por todos os lugares.
Mas a verdade é que se você quer comer o autêntico acarajé, você precisa ir até o Rio Vermelho, lá no Largo de Santana, mais conhecido como Largo da Dinha.
Você também pode degustar uma deliciosa tapioca granulada com um coco bem fresquinho!
Endereço: R. João Gomes, s/n, Largo Santana – Rio Vermelho
7. Casa de Noca Pituba
Como nem só de Acarajé e Moqueca vivemos em Salvador, você pode incluir no seu roteiro gastronômico um dos melhores restaurantes de Salvador para café da manhã: a Casa de Noca Pituba.
Lá, você terá um café da manhã digno de princesa, com frutas, geleias, pães, biscoitos, pratos típicos como cuzcuz e um lugar muito gracinha!
A noite, o local também oferece um delicioso buffet de sopas e outros itens para uma ceia mais saudável e tranquila.
Mas, sim! Vale muito a pena trocar um dos cafés da manhã do hotel para saborear o farto café da manhã oferecido pelo restaurante! Ou então tomar café da manhã duas vezes, afinal, com tantas delícias, fica até difícil de recusar!
Endereço: R. Espírito Santo, 106 – Pituba
8. Amado
Se você quer um restaurante mais refinado, charmoso para um jantar com o seu amor, então o Amado pode ser uma das suas melhores opções.
O restaurante tem um menu contemporâneo e uma vista para o mar que deixa o ambiente ainda mais especial, sem contar sua arquitetura intimista e muito sofisticada.
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, 660 – Comercio
9. Restaurante Lafayette
Cozinha refinada, gastronomia mediterrânea e vista para o mar. O restaurante Lafayette é outro local apaixonante!
Logo na entrada, você já encontra uma árvore maravilhosa. E, se tiver a oportunidade, opte por ficar no deck do restaurante, para aproveitar melhor a vista!
Prove o Robalo com Crosta de Castanha e o Trio de Entradas do restaurante, com bolinho de mandioca, rolinho de carne de sol e o famoso polvo à vinagrete.
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, 1010 – Salvador
10. Sorveteria da Ribeira
Sorvetinho pode também! E se você quer saber onde comer sorvete em Salvador, deve conhecer uma das mais tradicionais da cidade: a sorveteria da Ribeira.
O local oferece mais de 60 sabores de sorvetes artesanais e foi fundada em 1931! Você sente o verdadeiro gostinho da fruta!
Endereço: R. da Penha, 87 – Ribeira
Conclusão: Conheça os restaurantes em Salvador
Não deixe de conhecer e saborear os pratos típicos de Salvador, pois a comida baiana é uma das mais gostosas do país.
Cuidado para não ingerir muita pimenta, também, pois quem não está acostumado pode se sentir um pouco mal e, assim, não curtir muito a sua viagem.
Deixe uma resposta