São Paulo é a capital do estado de mesmo nome e está localizada no sudeste brasileiro. Conhecida por ser o centro financeiro brasileiro e uma das cidades mais populosas do mundo, SP oferece diversos motivos para ser visitada.
Conhecida também como Terra da Garoa e Pauliceia, a capital paulista é repleta de monumentos históricos, sendo inclusive conhecida pela riqueza arquitetônica.Também recebe diversos eventos culturais que variam entre shows, exposições, teatros e festivais. Assim, ela também é considerada a capital cultural do Brasil.
Devido às inúmeras atrações e à grandeza de São Paulo, separamos para você os 10 melhores passeios em São Paulo.
Índice
O que fazer em São Paulo
Fundada em 1554, São Paulo é uma das cidades mais antigas do Brasil. Além disso, foi palco de vários eventos históricos brasileiros, o que só ressalta sua importância. Também, a capital paulista é conhecida por ser uma mistura intensa entre cultura, agito, gastronomia, compras, economia, empresas e tecnologia.
Veja nossa lista do que fazer em São Paulo em 2020:
- Mercado Municipal;
- Rua Augusta;
- Rua 24 de Março;
- Galeria do Rock;
- Avenida Paulista;
- MASP;
- Vila Madalena;
- Bairro da Liberdade;
- Edifício Copan;
- Parque do Ibirapuera;
10 Melhores Passeios em São Paulo em 2020
Veja com maiores os melhores passeios para fazer em SP!
1. Mercado Municipal
O Mercado Municipal paulista é localizado no centro da cidade e atrai milhões de turistas anualmente. Nele é possível comprar diversos tipos de especiarias e é nossa primeira indicação do que fazer em São Paulo.
Não deixe de comer um dos símbolos da gastronomia paulista: o sanduíche de mortadela. Esse lanche simples, porém nutritivo, é oferecido em várias barracas do local e costuma vir extremamente recheado.
2. Rua Augusta
A Rua Augusta é sinônimo de agito e descontração e é a cara de SP. Assim, programe um happy hour no local e, se possível, estenda sua estadia nela emendando uma balada local.
Em seus mais de 3 quilômetros de extensão, a Rua Augusta liga o velho Centro à região dos Jardins. Durante o dia é possível comprar itens, principalmente de vestuários descolados e diferentes de estilistas locais e em brechós.
Por outro lado, a parte dedicada à vida noturna é mais próxima à chamada Baixo Augusta, onde existem dezenas de opções que variam entre o rock clássico, samba, sertanejo, música eletrônica e pop.
3. Rua 24 de Março
Seguindo o turismo de compras, a Rua 24 de Março é destino obrigatório em São Paulo. Ela está sempre lotada de transeuntes locais e turistas que encontram por ali diversos tipos de produtos como, por exemplo, eletrônicos, roupas, calçados e bijuterias. Além disso, o preço dos produtos costuma ser muito atrativo.
4. Galeria do Rock
Considerada a maior loja dedicada ao rock ‘n roll, a Galeria do Rock é um importante ponto turístico paulista. Ali é possível se encontrar diversos produtos, como discos, camisetas e quadros e, também, exposições dedicadas ao gênero musical em suas diversas vertentes.
5. Avenida Paulista
Por outro lado, a Avenida Paulista é uma das vias mais conhecidas de SP. Ela foi inaugurada no final do século XIX, quando era reduto de grandes mansões de barões do café paulistas. Porém, hoje, o local é tomado por arranha-céus, espaços culturais, centros comerciais, bares e os melhores restaurantes em sp.
Além disso, ela corresponde a um dos locais mais seguros de São Paulo.
Na sua extensão é possível encontrar diversos atrativos, como, por exemplo, o Centro Cultural Fiesp, Espaço Itaú Cultural, Casa das Rosas, FNAC, Caixa Belas Artes e Teatro Gazeta.
6. Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Artes de São Paulo, ou MASP, é outro dos pontos turísticos principais da cidade paulistana e está localizado, por sua vez, na Avenida Paulista. Não deixe de inclui-lo no seu roteiro do que fazer em SP.
Nele são expostos mais de 8.000 peças de artistas nacionais e internacionais. Além disso, devido à sua estrutura ele possui o maior vão da América Latina, onde ocorrem exposições de antiguidade todas os domingos. Os ingressos podem ser comprados com antecedência no site do museu.
7. Vila Madalena
A Vila Madalena é um reduto boêmio paulistano. Conhecida por seus diversos bares, o local é sinônimo de diversão e alegria, sendo que essa fama subsiste desde a década de 1970 e é uma ótima opção para quem procura o que fazer em São Paulo.
Além disso, os estabelecimento ali presentes variam desde os botecos mais simples até os bares mais refinados. A partir do final da tarde os bares da região já começam a encher, de forma que indicamos não chegar muito tarde para conseguir uma mesa.
Também, aproveite para passear pelas feirinhas que acontecem pelas ruas da Vila durante o final de semana, assim como conhecer o Beco do Batman, um dos lugares mais legais de SP, que corresponde a uma galeria de arte a céu aberto onde há diversos grafites de diversos artistas nacionais e internacionais.
8. Bairro da Liberdade
O Bairro da Liberdade é conhecido como um pedaço do Japão em pleno território brasileiro. Contudo, apesar de ser conhecido por sua comunidade japonesa, esse bairro paulista é habitado por diversos povos orientais, como chineses e coreanos.
Logo na entrada no bairro há um alto arco torii vermelho (monumento japonês). Além disso, as suas ruas são todas decoradas com lanternas orientais. Dentre os maiores atrativos deste bairro estão as opções gastronômicas, com, por exemplo, bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão oriental.
Ali também é possível encontrar diversas lojas e supermercados que vendem quimonos e importados orientais. Outro programa que é muito conhecido nesse bairro paulista é a Feira da Liberdade, que acontece todos os domingos e comercializa diversos acessórios e artesanato.
9. Edifício Copan
Esse edifício é um dos símbolos arquitetônicos de SP e merece estar na lista do que fazer em São Paulo. Projetado pelo mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niermayer, ele foi inaugurado em 1966 e é tombado como Patrimônio paulista, sendo considerado o maior prédio habitacional do Brasil, com 5.000 habitantes.
Além disso, é possível visitar o edifício de maneira gratuita. Isso porque o terraço dele oferece uma linda vista panorâmica da capital paulista. Contudo, para visitá-lo, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência.
10. Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é outro dos cartões postais e atividade indispensável do que fazer São Paulo, pois além de possuir uma grande área verde arborizada e com lagos e áreas de caminhada dentro da selva de pedra paulistana, também é detentor de várias áreas de exposição, como a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna.
Por outro lado, o parque ainda é conhecido por receber diversos shows e festivais nacionais e internacionais.
Conclusão: Passeios em São Paulo
A capital paulista, conforme demonstrado acima em detalhes, é rica em atrações para todos os gostos. Em SP é possível, por exemplo, fazer no mesmo dia programas culturais, comerciais e festivos.
Não deixe de conhecer a cidade de São Paulo e usufruir de tudo que a capital financeira e cultural brasileira tem a oferecer.
Deixe uma resposta