Porto de Galinhas não é só um dos principais destinos turísticos do Nordeste, mas também do Brasil, e isso não é a toa. Localizado em Pernambuco esse distrito faz parte do município de Ipojuca que, por sua vez, está a apenas 58 quilômetros de Recife, capital pernambucana.
Tornou-se um ponto turístico a partir de 1990 quando passou a ser famoso por suas praias de águas claras, além das piscinas naturais e mornas que se formam dentre os corais.
Além disso foi eleita como a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas pela revista Viagem e Turismo da Editora Abril. Estas e muitas outras atrações são responsáveis por colocar Porto de Galinhas como um dos melhores destinos brasileiros.
Separamos os melhores passeios em Porto de Galinhas para tornar sua viagem a este lugar paradisíaco ainda mais inesquecível.
Índice
O que fazer em Porto de Galinhas
Esse distrito pernambucano é riquíssimo em relação ao número de atividades que tem a oferecer aos seus visitantes. Seja sua intenção relaxar perante as belas águas do mar ou realizar passeios mais aventureiros, fique tranquilo, pois Porto de Galinhas oferece atividades para todos os gostos.
Separamos e detalhamos as 7 melhores opções do que fazer em Porto de Galinhas:
- Piscinas naturais;
- Passeio de ponta a ponta;
- Centrinho e Feira de Artesanato;
- Projeto Hippocampus;
- Praia de Serrambi;
- Maracaípe;
- Praia dos Carneiros;
6 Melhores Passeios para fazer em Porto de Galinhas em 2020
Veja abaixo detalhes sobre as melhores coisas para fazer em Porto de Galinhas e prepare um belo roteiro para suas férias.
1. Piscinas Naturais
Um dos principais atrativos de Porto de Galinhas são suas piscinas naturais. Elas se formam em razão das marés baixas, quando a água se acumula em meio aos recifes de corais ali existentes.
Há duas opções para ir até as piscinas naturais. Primeiramente é possível ir a pé partindo-se do centro de Porto de Galinhas. Ali existem diversos guias turísticos que são responsáveis por acompanhar os turistas até as piscinas em segurança.
Por outro lado é possível se chegar às piscinas de jangada. Além do passeio incrível até as piscinas naturais as jangadas também levam os turistas para um passeio adicional perto de bancos de areias e corais. Aproveite para observar através das águas cristalinas os peixes que se aproximam das jangadas!
2. Passeio de ponta a ponta
Outra atividade indispensável para quem procura o que fazer em Porto de Galinhas é realizar um passeio de ponta a ponta do município de Ipojuca. Esse passeio pode ser feito tanto de carro quanto de buggy. Para a segunda opção são oferecidos passeios de 4 a 6 horas.
O grande atrativo dessa atividade é que o trajeto é feito à beira-mar de forma que durante ele é possível se conhecer várias praias da região (Pontal do Muro Alto, Pontal do Cupe, Praia Central, Praia de Maracaípe e Pontal de Maracaípe).
Dentre estas praias a única que é acessível apenas por meio de buggy é a Praia de Maracaípe.
3. Centrinho e Feira de Artesanato
Não deixe de conhecer o centrinho de Porto de Galinhas e, principalmente, a feira de artesanato local. Lá é possível se encontrar inúmeros tipos de souvenires. O local fica movimentado principalmente à noite quando turistas e locais saem às compras.
Ali é possível se comprar, por exemplo, bijuterias, chapéus, camisas e pinturas. Aproveite, ainda, para experimentar a culinária local que oferece pratos diversos à base de frutos do mar, carne-de-sol e galinha cabidela.
A decoração do centrinho é um encanto à parte, pois o local é repleto de réplicas de galinhas em diversos tamanhos e cores. Os orelhões locais também são ornamentados com pinturas coloridas.
4. Projeto Hippocampus
Este é um dos vários tipos de espaços dedicados à preservação marinha existentes no litoral nordestino. O Hippocampus é especializado no cuidado e preservação do cavalo-marinho na costa brasileira.
Na sua sede é possível realizar uma visita guiada a um espaço cheio de aquários nos quais mergulham cavalos-marinhos assim como alguns peixes e outros invertebrados.
5. Praia de Serrambi
Essa praia está localizada a apenas 20 minutos de carro do centro de Porto de Galinhas e tem como uma de suas vantagens o fato de não ser tão movimentada quanto a praia central.
Além disso corresponde a uma bela praia de águas esverdeadas repletas de recifes de corais que lhe presenteiam com diversas piscinas naturais.
6. Maracaípe
Embora você passe pela Praia de Maracaípe durante o passeio de ponta a ponta, considere reservar um momento especialmente para esta praia.
Assim como a praia anterior essa também tem menos movimentação. De areia fofa e branca e ondas mais fortes, esta praia é propensa ao surfe e buscada pelos surfistas. Além disso ali é possível realizar stand up paddle ou ainda passeios de jangada entre os manguezais. Aproveite ainda para curtir o pôr do sol.
7. Praia dos Carneiros
Por fim nossa última dica sobre o que fazer em Porto de Galinhas é conhecer a Praia dos Carneiros. Embora faça parte do município de Tamandaré essa praia fica a apenas 50 minutos de carro do seu ponto de origem.
Considerada uma das mais belas praias brasileiras, a Praia dos Carneiros possui águas esverdeadas, piscinas naturais com peixinhos coloridos, faixa de coqueiros, assim como boa infraestrutura de restaurantes.
A praia, que não é extensa, também possui à beira-mar uma igreja que data do século XVIII.
Conclusão: Passeios em Porto de Galinhas
Com todas essas atrações não fica difícil entender por que Porto de Galinhas é um verdadeiro tesouro turístico! O local é simplesmente perfeito para quem procura aliar sossego com aventuras.
Muito além das belezas naturais e culinária local ainda é preciso se dar destaque aos seus moradores que esbanjam simpatia e tornam o passeio ainda mais especial. Portanto não hesite em dedicar suas férias a este belíssimo destino nordestino e aproveite o melhor que o litoral brasileiro tem a oferecer!
Deixe uma resposta