O Rio de Janeiro com toda a sua beleza tropical não se limita apenas às praias exuberantes. Existem cidades maravilhosas no interior do estado e uma das mais especiais é Petrópolis, destino de férias da família imperial e o seu também.
Petrópolis concentra o charme bucólico da serra fluminense ao mesmo tempo que transborda uma riqueza absolutamente histórica e suntuosa. Um destino de férias ideal para pessoas de todas as idades e interesses.
Com tantas belezas naturais e arquitetônicas, não é difícil se encantar com as múltiplas possibilidades que a cidade permite. Conheça agora os melhores passeios para fazer em Petrópolis.
Índice
O Que Fazer em Petrópolis: 9 Dicas Imperdíveis em 2020
Com clima agradável, águas limpas e cervejaria secular, Petrópolis não vai te desapontar enquanto você estiver por lá. Confira aqui 9 lugares imperdíveis que a cidade abriga:
- Centro Histórico
- Museu Imperial
- Casa de Santos Dumont
- Palácio Quitandinha
- Vale do Amor
- Parque Natural Municipal de Petrópolis
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos
- Cervejaria Bohemia
- Palácio de Cristal
9 Melhores Passeios em Petrópolis em 2020
Primeiramente, vale lembrar que Petrópolis fica a apenas 60 Km da capital do Rio. Extremamente acessível e um lugar completamente diferente.
Além disso, Petrópolis preserva uma história muito importante não apenas para a cidade, como também para o Brasil.
Sem falar é claro, das belezas naturais que rodeiam o lugar. Conheça agora 12 dicas de passeios que vão fazer você se apaixonar pela cidade de Dom Pedro.
1. Centro Histórico
Certamente o local que deve ser o ponto de partida do seu passeio pela cidade. Por lá fica o acesso aos principais prédios abertos à visitação em Petrópolis, além de diversas contruções imponentes da época do império. Uma caminhada no mínimo charmosa.
Além de lugares como a Catedral neogótica São pedro de Alcântara, onde descansam os restos mortais da família imperial, você vai encontrar por lá outros pontos turísticos imperdíveis como a Casa da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro, a Praça da Liberdade o Museu Imperial, a casa de Santos Dumont, entre outros.
2. Museu Imperial
O principal museu da cidade carrega sua importância não apenas no nome como também em seu acervo. Por lá você pode apreciar parte da rica história da cidade e sobretudo da família imperial.
São diversos itens como mobílias, carruagens e vestimentas que fizeram parte da vida dos soberanos. Além disso, o museu possui um café maravilhoso em seu exterior. Vale a pena ficar até o entardecer para apreciar as luzes performáticas que destacam aida mais o lugar.
3. Casa de Santos Dumont
Um lugar que certamente dispensa apresentações. O Museu Casa de Santos Dumont preserva a memória do pai da aviação e grande gênio brasileiro Santos Dumont.
O local era a casa de veraneio do inventor e após a sua morte, em 1932, seus sobrinhos e demais herdeiros doaram o prédio para a cidade com a intenção de que lá fosse criado posteriormente um museu.
O grande chalé em estilo alpino-francês possui inúmeros detalhes que ilustram a alma inegavelmente inventiva de seu criador. Anexo à casa está o Centro Cultural 14-Bis, que traz ainda mais conteúdo para os visitantes.
4. Palácio Quitandinha
A menos que você queira deixar a sua viagem incompleta, não deixe de visitar o Palácio Quitandinha, uma construção magnífica dos anos 40.
Foi erguido especificamente em 1944 com a finalidade de ser o maior cassino hotel sulamericano, porém após a proibição do jogo no país suas imponentes portas precisaram se fechar.
Atualmente, o lugar possui diversos pontos de entretenimento como cafés e pista de boliche. É possível apreciar o famoso Lago Quitandinha, que fica no pátio da propriedade.
5. Vale do Amor
Criado por Sergio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal, o Vale do Amor é onde as religiões e doutrinas sagradas se encontram em perfeita comunhão.
Escondido em meio às montanhas, o vale foi feito com o intuito de celebrar a paz, a harmonia e a evolução independente de qual seja sua crença. Por lá você pode ver espaços dedicados ao catolicismo, umbanda, hinduísmo, taoísmo e muito mais.
6. Parque Natural Municipal de Petrópolis
Se o seu objetivo em Petrópolis é principalmente estar perto das montanhas, vai amar o Parque Natural da cidade. São duas trilhas em meio à mata onde é possível observar os mais variados animais silvestres, como esquilos e preguiças.
7. Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Outro destino igualmente indispensável para os amantes da natureza é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO. O parque foi criado no final da década de 30 justamente para proteger e preservar a biodiversidade da região.
O local abrange uma grande área e possui uma boa quantidade de opções de lazer para quem visita, não só trilhas com vistas deslumbrantes, como também pontos de escalada e rapel.
8. Cervejaria Bohemia
Não deixe de dar uma passadinha na cervejaria mais antiga do Brasil, a famosa cervejaria Bohemia. Esse passeio é com certeza um dos pontos altos de quem visita à cidade. unindo perfeitamente história e lazer.
Como se não bastasse todo tour didático que você pode fazer pela cervejaria, no terraço há um restaurante com barzinho maravilhoso, ideal para aproveitar comidinhas especiais que combinam muito bem com as cervejas produzidas lá.
9. Palácio de Cristal
Uma belíssima contrução erguida em 1844 que a princípio funcionava como local para realização de exposições, o palácio hoje é um local tombado por sua beleza e importância histórica.
Neste Palácio, em 1888, a Princesa Isabel concedeu alforria para as últimas pessoas escravizadas que ainda haviam em Petrópolis, com uma pomposa e lendária festa.
Conclusão: Passeios em Petrópolis
Petrópolis pe uma cidade que além de muita história tem bastante verde e águas puras ao redor. Quem procura diversão para mente e para os olhos, certamente vai se encantar por esse lugar.
O Centro Histórico e as ruas ao redor tem levam para um passado nobre e glamuroso em um único passeio. Casas como a da Princesa Isabel e de diversas outras personalidades da história brasileira podem ser avistas ou até mesmo adentradas por lá.
Definitivamente, um passeio que encanta famílias, casais ou grupo de amigos da mesma maneira. E tudo isso bem pertinho da capital, ao alcance de qualquer turista. Vale a pena conhecer esse paraíso imperial.
Deixe uma resposta