Integrada ao município de Itatiaia, no Rio de Janeiro, Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil e só por isso já merecia um lugar no nosso coração. Entretanto, suas maravilhas naturais e seu charme característico tornam Penedo ainda mais interessante.
O lugar guarda muito da história de seus imigrantes finlandeses. Suas tradições podem ser vistas não só na arquitetura como também na culinária e costumes locais.
O lugar é famoso pelos doces típicos e por ter construído a primeira sauna do país, a típica sauna finlandesa. Aliás, a maioria dos hotéis oferece essa tradição aos seus hóspedes.
Índice
O Que Fazer em Penedo
Confira aqui 8 lugares indispensáveis para visitar em Penedo em 2020.
- Museu Finlandês
- Casa do Papai Noel e Pequena Finlândia
- Poço das Esmeraldas
- Serrinha do Alambari
- Três Cachoeiras
- Cachoeira de Deus
- Cachoeira das Antas
- Parque Nacional de Itatiaia
8 Melhores Passeios para Fazer em Penedo em 2020
Além de refletir uma cultura tão pouco difundida no Brasil como a da Finlândia, Penedo é um lugar incrustado na Mata Atlântica e ao mesmo tempo com aquele climinha da serra.
Existem diversas coisas para fazer em Penedo, não apenas para aproveitar a comida diversificada, como também passeios onde a natureza é o principal atrativo. Confira aqui 8 dicas indispensáveis para quem visita a pequena cidade.
1. Museu Finlandês
A colônia finlandesa em Penedo teve início em 1927 e continuou recebendo imigrantes até a década de 40. Foi um período de muitas lutas e glórias até que a cidade se estabelecesse como destino turístico e suas belezas naturais começassem a ser exploradas e exaltadas.
O Museu Eva Hilden reúne em seu acervo diversos objetos, peças de arte e outros itens que os colonizadores finlandeses trouxeram consigo. Além disso, o museu também mostra itens da cultura antiga e moderna da Finlândia.
2. Casa do Papai Noel e Pequena Finlândia
Um dos lugares mais especiais para se apreciar a cultura finlandesa que pulsa em Penedo é o complexo comercial Pequena Finlândia. O local é repleto de casinhas ao estilo nórdico construídas com a finalidade de abrigar as diversas lojinhas de arte e gastronomia.
O local lembra realmente uma vila da finlândia e a típica decoração é mantida o ano inteiro. Por lá também fica a Casa de Verão do Papai Noel, a única filial finlandesa no Hemisfério Sul.
As crianças podem visitar o bom velhinho em sua residência e conhecer o espaço onde ele passa férias. O ingresso custa aproximadamente R$12 por pessoa e podem ser adquiridos na casa vizinha ao do Papai Noel.
3. Poço das Esmeraldas
Certamente a história cultural de Penedo é um dos grandes atrativos dessa cidade, porém é fato que as riquezas naturais encontradas por lá são motivos suficientes para visitar a região.
A topografia privilegiada permitiu a formação de várias cachoeiras e poços que caem da Serra da Mantiqueira até as partes mais baixas. Uma dessas cachoeiras é o Poço das Esmeraldas.
O poço fica a apenas 5 km do centro de Penedo e possui águas extremamente verdes e brilhantes. Um lugar ótimo para quem gosta de nadar e se conectar com a natureza.
4. Serrinha do Alambari
A Serrinha do Alambari é uma pequena região entre Penedo e Visconde de Mauá que merece uma esticadinha para conhecer suas maravilhas naturais.
O local consiste em uma pequena cidadezinha que atrai turistas para as suas duas famosas cachoeiras: Poço do céu e o Poço do Dinossauro. É possível chegar aos dois poços em poucos minutos e a recompensa é a melhor possível.
5. Três Cachoeiras
Uma das cachoeiras mais visitadas de Penedo, provavelmente por ser próximo ao centro, além é claro da beleza do lugar.
Como o nome sugere, a cachoeira é formada pelo conjunto de três quedas d’água que formam poços ideias para banhos tranquilos e relaxantes.
De todas as cachoeiras da região, essa talvez receba o maior número de pessoas, especialmente nos finais de semana. Se você deseja um lugar mais calmo, é recomendado visitar durante os dias da semana.
6. Cachoeira de Deus
A maior queda d’água de Penedo fica nessa cachoeira simplesmente divina, como o próprio nome diz. A água despenca de uma altura de 15 metros, formando um poço perfeito para mergulho.
A trilha de acesso à cachoeira não é longa, entretanto o caminho até lá é levemente acidentado, portanto vá preparado, especialmente em época de chuvas.
A natureza em volta é tão exuberante quanto o poço, que possui águas limpas e cristalinas, com a presença inclusive de vários peixes.
7. Cachoeiras das Antas
Esta bela cachoeira tem como principal adjetivo a tranquilidade, uma vez que suas águas não são tão visitadas quanto as outras cachoeiras da região.
Ela fica localizada dentro da propriedade do Hotel Fazenda da Serra e para chegar nela é preciso encarar uma trilha de 25 minutos.
Entretanto, se você quiser colocar mais emoção no seu passeio basta alugar um quadriciclo ou contratar os bucólicos passeios da From Penedo e ir à cavalo. Uma ótima ideia, não é mesmo?
8. Parque Nacional de Itatiaia
Por último, mas não menos importante, nossa dica de ouro é o Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. Um lugar impossível de não ir visitar, já que é dali que brota toda natureza excepcional que invade Penedo.
Esse parque é também a mais antiga reserva do país, fundado em 1937 e sua extensão alcança inclusive o território de Minas Gerais e possui um dos picos mais altos do Brasil e o mais alto do Rio de Janeiro.
Conclusão: O Que Fazer em Penedo
Existem muitas opções para se aproveitar em Penedo e absolutamente não será um problema encontrar o que fazer.
Sua rica cultura finlandesa e sua natureza única cercada de mata atlântica e cachoeiras faz com que a região seja o destino de férias perfeito para casais ou para famílias. Além disso, pessoas com interesse em trilhas ecológicas também se satisfazem por lá.
Vale a pena passear pelo centro apreciando a arquitetura diferenciada e aproveitar para conhecer um pouco da gastronomia da Finlândia, em especial as tão bem faladas guloseimas, como o mango chutney por exemplo.
Deixe uma resposta