Paris é mundialmente conhecida não só por ter sido palco de alguns dos mais importantes movimentos da história mundial, mas também por ser bela, romântica, requintada e boêmia.
A capital da França, que também responde pela alcunha de “Cidade Luz”, é igualmente famosa como um centro intelectual, cultural, gastronômico e da moda.
Sua paisagem urbana remete ao século XIX e é agraciada pela existência de monumentos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame, que, infelizmente, encontra-se em reconstrução em razão de um incêndio que a atingiu no ano passado.
Contudo, um local com tantos atrativos pode até causar confusão ao turista quanto a quais locais são indispensáveis de visitas. Com base nisso, preparamos para você uma lista especial com os 10 melhores passeios em Paris em 2020.
Índice
O que fazer em Paris
Paris possui uma infinidade de atrações turísticas que vão desde os seus cafés e restaurantes cuja gastronomia é reconhecida e famosa no mundo inteiro até seus museus, catedrais, jardins e palácios.
Encante-se pela capital francesa e conheça as melhores coisas que ela tem a oferecer seguindo nossas dicas do que fazer em Paris:
- Arco do Triunfo;
- Torre Eiffel;
- Louvre;
- Museu d’Orsey;
- Centro Pompidou;
- Jardins de Luxemburgo;
- Museu Les Invalides;
- Panteão;
- Jardins des Tuileries;
- Palácio de Versalhes;
Siga nossas dicas e planeje sua viagem com a certeza de que os principais pontos turísticos constam na sua lista!
10 Melhores Passeios em Paris em 2020
Veja abaixo os mais famosos e indispensáveis passeios que devem estar entre suas pretensões do que fazer em Paris.
1. Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo é um dos principais monumentos históricos e arquitetônicos da capital francesa. Sua construção, ordenada em 1808, apenas foi concluída em 1836 e serve de homenagem às conquistas napoleônicas, ou seja, realizadas sob o comando do general e líder político Napoleão Bonaparte.
Projetado pelo arquiteto francês Jean Chalgrin, o monumento tem 50 metros de altura por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade e, conforme já indica o nome, possui formato de arco. Ainda, nele estão talhados os nomes de 128 batalhas travadas e, também, de 558 generais franceses que delas participaram.
Além disso, é permitido subir no alto do monumento, em seu terraço. Para isso, no entanto, é necessária a compra de ingresso.
2. Torre Eiffel
Ora, é claro que o cartão postal parisiense não deixaria de constar na lista do que fazer em Paris. Essa torre é um dos principais destinos turísticos e emana romantismo e boemia. Durante o dia ela se destaca naturalmente na paisagem da cidade, enquanto à noite ela é evidenciada ainda mais em razão de suas luzes.
A Torre, que leva o nome de seu projetista, Gustave Eiffel, foi construída como portal de entrada da Exposição Universal de 1889 na França, e recebeu o nome de seu projetista.
Também é permitido subir a Torre Eiffel, cujos ingressos devem ser comprados com antecedência pelo site oficial, vide a grande procura turística. Além disso, cabe destaque, também, aos belos gramados que rodeiam a torre, onde parisienses e turistas fazem piqueniques e degustam vinho à sombra do monumento.
3. Louvre
Provavelmente um dos mais famosos museus do mundo, o Louvre é conhecido não só pelas suas importantes obras de arte, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, escultura da Grécia Antiga, mas também por sua arquitetura, pois é no seu terreno que estão dispostas as famosas pirâmides de vidro.
O museu se espalha pelos belos prédios que se situam ao redor dessas pirâmides, bem como no subsolo do local, e possui uma quantidade imensa de obras cuja admiração requer mais de um dia de viagem.
4. Museu d’Orsey
Situado às margens do Rio Sena, esse museu é menor que o anterior, porém, mesmo assim, merece uma visita de quem estiver procurando o que fazer em Paris.
Suas obras são, em maioria, pinturas e esculturas da arte ocidental que correspondem ao período compreendido entre 1848 e 1914. Dentre essas obras é possível citar pinturas de Van Gogh e Degas.
5. Centro Pompidou
Aproveite, também, para realizar uma visita ao Centro Pompidou, responsável por abrigar uma das mais importantes e completas coleções de arte moderna e contemporânea mundial.
O museu, que foi inaugurado em 1977, possui tanto arquitetura admirável quanto obras encantadoras que estão expostas ao longo de seus 6 andares. Por fim, destaca-se também que do alto do edifício que o abriga é possível ter uma visão inesquecível da Torre Eiffel.
6. Museu Les Invalides
Também conhecido como Hôtel Les invalides, esse museu abriga um antigo hospital que era dedicado aos feridos em combates de guerra.
Ali, hoje, está localizado o Museu do Exercito francês. Além disso, na cúpula do edifício estão abrigados os túmulos de diversos importantes heróis de guerra da França, como, por exemplo, o de Napoleão Bonaparte.
7. Jardins de Luxemburgo
Outro dos cartões postais parisienses, o Jardim de Luxemburgo, ou Jardin du Luxembourg, corresponde a um grande parque público no coração de Paris que possui extensão de mais de 22,4 hectares.
O local, que atrai milhões de turistas anualmente, possui extenso gramado, diversas espécimes de plantas e, ainda, estátuas e lagoas, teatro de bonecos e restaurante. Além disso, ele está localizado aos arredores do Palácio de Luxemburgo que, aliás, abriga, atualmente, o Senado francês.
8. Panteão
Não deixe de adicionar em sua lista do que fazer em Paris uma visita ao Panteão, construção de uso religioso erguida em estilo neoclássico.
Embora tenha sido construído em homenagem à Santa Genoveva, desde a Revolução Francesa esse edifício tem sido, em verdade, usado para homenagear grandes pensadores franceses.
Aliás, isso se torna claro diante da informação de que ali, no seu subsolo, estão sepultados pelo menos 70 personagens notáveis da história francesa, como Rousseau, Voltaire, Descartes, Victor Hugo, Alexandre Dumas, entre outros que tiveram imensa atuação nas artes e no desenvolvimento científico.
9. Jardins des Tuileries
Reserve tempo, também, para uma visita aos agradáveis Jardins des Tuileries que estão localizados em frente ao Museu do Louvre.
Considerado o primeiro jardim público de Paris, ele é extenso e adornado com inúmeras espécies de flores, assim como esculturas. Localizava-se, antigamente, ao redor o Palácio de Tuileries, destruído durante a Comuna de Paris e que era responsável por abrigar a Corte antes da transferência dela à Versalhes.
10. Palácio de Versalhes
Por fim, nossa última dica do que fazer em Paris é uma visita ao Palácio de Versalhes. Embora ele não esteja situado exatamente na capital francesa, seu acesso não é difícil para quem de lá parte, pois está no subúrbio parisiense.
Esse Palácio, conforme citado acima, foi responsável por abrigar a Corte francesa após sua saída da capital. Construído em 1631, ele é um símbolo da Monarquia Absolutista e do Antigo Regime na França, assim como é considerado como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Além da bela construções que ostenta todo o poderio real, o palácio também conta com belos jardins abertos à visitação. Ainda, os turistas também podem conhecer o interior do palácio e sua bela e rica decoração.
Conclusão: O que fazer em Paris
Paris resguarda aos seus turistas experiências emocionantes e inesquecíveis. Portanto, utilize nossas dicas para garantir uma viagem esplêndida à capital francesa. Conheça também os melhores restaurantes em Paris de 2020.
Deixe uma resposta