Natal é a capital do Rio Grande do Norte e um dos mais belos destinos turísticos brasileiros. Conhecida por suas dunas e praias paradisíacas, o local garante muita diversão e surpresas aos seus visitantes.
Fundada em 1599, a cidade potiguar conta, também, com incríveis monumentos históricos e culturais, como teatros e museus. Além disso, o local, que foi apelidado como Cidade do Sol, ainda possui todo o encanto nordestino, o que se torna claro por sua hospitalidade, comidas e vida noturna.
Como a grande maioria das cidades turísticas nordestinas, portanto, Natal tem muitas atrações para oferecer. É por isso, dessa forma, que listamos para você os 7 melhores passeios em Natal.
Índice
O que fazer em Natal
Delicie-se no nordeste brasileiro com o roteiro que preparamos especialmente para você curtir a capital do Rio Grande do Norte. Nesta lista você encontrará desde passeios aventureiros até turismos culturais e históricos.
Confira o roteiro do que fazer em Natal em 2020:
- Cajueiro;
- Dunas de Genipabu;
- Maracajaú;
- Morro do Careca;
- Forte dos Reis Magos;
- Ponte Newton Navarro;
- Centro Histórico;
7 Melhores Passeios em Natal em 2020
Detalhamos abaixo, item por item, as informações necessárias ao turista que pretende conhecer a capital potiguar. Confira!
1. Cajueiro
O primeiro passeio que indicamos para sua lista do que fazer em Natal é uma visita ao famoso cajuzeiro que está localizado na região metropolitana da cidade. Porém, uma ressalta é necessária, pois essa árvore não é um simples cajueiro, mas sim o maior cajuzeiro do mundo!
A árvore está registrada no Guiness Book of Record desde 1994. Ainda, ela está numa área de 8,5 quilômetros quadrados e entrega, surpreendentemente, cerca de 80 mil castanhas de caju anualmente.
Assim, o caju, que também é muito utilizado na culinária local, é um dos símbolos da região. Por isso, não deixe de tomar um suco da fruta no final da visita.
2. Dunas de Geripabu
Esse é o tipo de passeio que é indispensável para qualquer pessoa que esteja montando um roteiro do que fazer em Natal. Isso porque as Dunas de Geripabu são um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte.
Elas se localizam no interior do Parque Ecológico das Dunas de Genipabu e está a 30 km da capital potiguar. Dentro dos limites do parque existem 9 praias, 3 lagoas e 3 conjuntos de dunas. Ainda, ali são realizados os famosos passeios de buggy.
Também, ali é oferecida a opção de passeio de dromedário, cujo valor é cobrado à parte.
3. Maracajaú
Maracajaú está localizada a cerca de 40 quilômetros de Natal e é um destino imperdível. Acessível de carro, essa praia é conhecida como o Caribe Brasileiro, pois possui águas cristalinas, recifes de corais e piscinas naturais de tirar o fôlego.
Não perca a oportunidade de conhecer esse verdadeiro paraíso!
4. Morro do Careca
Outro ponto turístico que merece sua atenção é o Morro do Careca, que está localizado, por sua vez, na Praia Ponta Negra. Além disso, ele inegavelmente é um dos principais cartões postais da cidade.
Esse morro corresponde a uma duna de areia que possui 107 metros e é uma faixa de areia em meio à vegetação verde local. A mistura entre as areias, árvores e mar tem um resultado espetacular.
É nesse lugar, ainda, que os turistas realizam o famoso eskibunda, que consiste na descida do turista sentado no morro deslizando até o mar.
5. Forte dos Reis Magos
Esse lugar é encantador na medida em que mistura belezas naturais com história e cultura. Erguido durante o período colonial brasileiro no ano de 1598 o Forte dos Reis Magos tem formato de pentágono.
Para chegar até ele é necessário realizar uma caminhada de 500 metros. Do forte é possível, também, se admirar a foz dos rios Potenga e Geripabu.
Outro item que deve figurar na lista do que fazer em Natal é uma visita à Ponte Newton Navarro, principalmente à noite, quando ela se encontra iluminada.
Essa ponte, que também é conhecida como Ponte de Todos, corresponde a um importante monumento arquitetônico potiguar. Com 1,8 quilômetros de comprimento, ela foi inaugurada no ano de 2007 e é responsável por ligar as zonas leste e norte de Natal.
7. Centro Histórico
Por fim, como uma cidade que possui mais de 400 anos de história, Natal também merece uma visita ao seu Centro Histórico. Ali estão localizados vários monumentos, museus e comércios que merecem a atenção do turista. Além disso, o local é tombado como Patrimônio Histórico.
Primeiramente, o Centro de Turismo conta com mais de 40 lojas que, por sua vez, estão localizadas dentro da antiga Casa de Detenção de Natal. Dessa forma, cada uma das lojas ocupa o espaço que era ocupado, anteriormente, por uma cela.
Visite, também, a Rua Chile, principalmente se você adora a vida noturna. Ali estão localizadas as principais baladas de Natal, além do Centro Cultural Dosol, que recebe anualmente festivais alternativos.
A Catedral Metropolitana (Catedral Nova) também é um local muito procurado pelos turistas, assim como a Igreja Matriz cuja construção se deu no início do século XVII e segue o estilo barroco.
Ainda no turismo religioso, outro local que recebe muitos visitantes é o Museu de Arte Sacra, pois possui um grande acervo de objetos e arte, como esculturas.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, ainda, corresponde à primeira base aeronáutica da América do Sul destinado ao lançamento de foguetes. Seu nome se deve ao fato de que, ao amanhecer, a luz do sol reflete nas falésias e esse fenômeno se assemelha a uma grande barreira de fogo.
O local ainda é utilizado para experimentos realizados pela Marinha e pelo Exército Brasileiro. Na parte interior do monumento há também um museu com peças autenticas de foguetes que foram lançados ali, sendo que a visitação é gratuita.
Conclusão: Passeios em Natal
Embora esses não correspondam a todos os destinos turísticos potiguares, são itens que não podem faltar nos roteiros do que fazer em Natal.
Não deixe, ainda, de conhecer a Praia da Pipa, a Lagoa Alcaçuz e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que possui um monumento projetado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Além disso, não deixe de conhecer os melhores restaurantes em Natal.
Deixe uma resposta