Lisboa é um dos principais destinos não só turísticos, mas também residenciais dos brasileiros que buscam se aventurar em terras europeias. A cidade, que corresponde à capital de Portugal, é conhecida por sua excelente culinária, suas belíssimas praias e, também, pelos incríveis monumentos históricos que resguarda.
Além disso, na capital portuguesa também estão presentes edifícios de arquitetura surpreendente que resguardam cultura e história tanto europeia quanto mundial.
Importante ressaltar, ainda, que a cidade é conhecida por inúmeros pontos turísticos que podem, inclusive, deixar o turista confuso na hora de traçar um roteiro para essa metrópole. É por isso que preparamos uma lista com os melhores passeios para fazer em Lisboa.
O que fazer em Lisboa
A capital portuguesa possui mais de 800 anos de história e, dessa forma, é detentora de inúmeros destinos que conquistam, ano a ano, milhões de pessoas.
Confira a lista do que fazer em Lisboa:
- Castelo de São Jorge;
- Oceanário de Lisboa;
- Mosteiro dos Jerónimos;
- Padrão dos Descobrimentos;
- Lx Factory;
- Museu Nacional dos Coches;
- Praça do Comércio;
- Rua Augusta;
- Torre de Belém;
- Basílica e Jardim da Estrela.
Na sequência, conheça os detalhes de cada uma dessas atrações e garanta sua diversão!
10 Melhores Passeios em Lisboa em 2020
Confira a lista de melhores destinos na capital portuguesa, assim como alguns detalhes que pretendem te convencer de não deixá-los de fora da sua rota.
1. Castelo de São Jorge
Começamos já com um dos destinos mais conhecidos de Lisboa, o Castelo de São Jorge, que é localizado no Bairro Alfama, que, por sua vez, é chamado de “bairro do fado” (música típica portuguesa).
Esse castelo está no alto de uma colina e permite a melhor visão da capital de Portugal. Além disso, ele também é rodeado de diversos outros mirantes localizados nesse bairro.
O castelo, em si, foi construído no século XI por muçulmanos e possui guaritas, fossos, torres e pátios.
2. Oceanário de Lisboa
Sendo a capital portuguesa uma cidade portuária, ela também é agraciada com belas praias e monumentos que remetem ao mar e à vida marinha. Além disso, é impossível não relacionar o nome do país às conquistas marítimas, das quais foi protagonista.
Nesse sentido, não deixe de conhecer o Oceanário de Lisboa, onde é possível visitar diversos aquários gigantescos repletos de exemplares da vida marítima dentre plantas, algas e animais.
3. Mosteiro dos Jerónimos
Um passeio ao Mosteiro dos Jerónimos é uma opção imperdível para quem procura o que fazer em Lisboa. Isso porque o local, além de sua beleza exuberante, resguarda, também, a cultura e história portuguesa.
Composto por uma série de edifícios, como o mosteiro em si e a Igreja de Santa Maria, o local é considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Erguido no século XVI, ele é um belo exemplar da riqueza da monarquia portuguesa.
Por fim, destaca-se que nesse mosteiro estão sepultados Camões, escritor português, e Vasco da Gama, explorador, que são inegavelmente dois dos mais proeminentes portugueses da história.
4. Padrão dos Descobrimentos
Esse monumento é um dos mais visitados por quem procura o que fazer em Lisboa. Erguido em 1940, o monumento é uma homenagem às expedições marítimas portuguesas, às conquistas do país e ao desenvolvimento científico proporcionado por elas.
A obra é de autoria do arquiteto Cottinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida.
5. Lx Factory
E chegou a vez da gastronomia portuguesa brilhar na lista com os melhores destinos em Lisboa. Na Lx Factory, que corresponde a um complexo com cerca de 50 restaurantes em Lisboa, você poderá encontrar, também, cafés, lojas e um espaço para apresentações culturais.
Destacam-se, ainda, os wine bar, ou seja, bares de vinho, exposições de obras de arte e, acima de tudo, o fato de que o complexo está localizado em frente ao Rio Tejo, proporcionando uma bela vista ao visitante. Ademais, aproveite a visita para provar os deliciosos e inconfundíveis pastéis de Belém, doce típico do país.
6. Museu Nacional dos Coches
É impossível deixar de fora da lista do que fazer em Lisboa ao menos uma dica de museu, pois a cidade é rica em cultura e história.
Nesse sentido, indicamos para você uma visita ao Museu Nacional dos Coches, que possui mais de 9.000 exemplares de coches e carruagens, ou seja, de transportes de viagem e passeio de luxo dos séculos XVI a XIX.
O museu foi fundado em 1905 por iniciativa de D. Amélia de Orleans e Bragança, que desejava resguardar e reunir o acervo de transportes reais com possibilidade de visitação do público.
7. Praça do Comércio
Essa bela praça portuguesa é rodeada de belos monumentos e também é conhecida como Terreiro do Paço.
Localizada à beira do Rio Tejo, foi erguida em 1755 após um terremoto que devastou Lisboa. Sua construção foi feita a mando do Marquês de Pombal e, dentre os edifícios ali localizados, diversos são utilizados até hoje por ministérios do governo português.
Além disso, é ali que está localizado o Arco Triunfal da Augusta, um dos principais cartões postais portugueses, assim como uma estátua de D. Pedro I empunhando uma espada sob o cavalo.
8. Rua Augusta
Uma das mais famosas ruas de Lisboa, ela está localizada entre o Arco Triunfal da Augusta e a Praça do Rossio e é detentora de diversos restaurantes com mesas na rua que reservam ao turista, aliás, um agradável dia temperado por vinhos e comidas típicas portuguesas.
9. Torre de Belém
Essa torre, que é outro dos principais cartões postais portugueses, está localizada no bairro também chamado Belém.
Localizada nas águas do Rio Tejo, essa torre foi erguida em 1515 e também é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
10. Basílica e Jardim da Estrela
Por fim, recomendamos, ainda, uma visita à Basílica e ao Jardim da Estrela, que ficam localizados um ao lado do outro. A Basílica foi erguida a mando de D. Maria I em agradecimento ao nascimento de seu herdeiro e possui estilo arquitetônico barroco e, ainda, conta com uma cúpula rústica.
Por outro lado, o Jardim é repleto de árvores e outras plantas, lago com patos e marrecos, barraquinhas para comes e bebes e, ainda, durante o verão, recebe diversas apresentações culturais.
Conclusão: O que fazer em Lisboa
Lisboa é uma das principais cidades do mundo e isso se justifica ante sua riqueza turística que abarca desde belezas naturais a monumentos culturais e históricos.
Não deixe, portanto, de usar essas dicas ao montar um roteiro do que fazer em Lisboa e se divirta!
Deixe uma resposta