A capital da Paraíba, João Pessoa, oferece inúmeras opções de lazer para quem mora ou visita a cidade. E quando falamos de suas belezas, não falamos apenas das praias, aliás, estas são apenas um bônus dessa cidade maravilhosa.
O litoral da Paraíba surpreendentemente não é tão famoso quanto vários dos outros estados vizinhos, porém sua natureza exuberante, a variedade de praias e suas formações naturais únicas fazem dessa cidade um refúgio natural que merece muito mais atenção.
Se você ainda não conhece e ficou com vontade, veja neste artigo algumas dicas sobre o que fazer em João Pessoa.
Índice
O Que Fazer em João Pessoa
Confira aqui 13 opções de Lazer que vão enriquecer ainda mais a sua viagem.
- Areia Vermelha
- Piscinas Naturais do Seixas
- Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Ilha da Restinga
- Caverna da Onça
- Praia do Jacaré
- Parque da Lagoa
- Intermares
- Jardim Botânico Benjamim Maranhão
- Centro Cultural São Francisco
- Praia do Amor
- Manaíra
- Barra do Gramame
13 Melhores Passeios para Fazer em João Pessoa em 2020
A cidade guarda muita história e cultura em suas ruas e praias e achar os melhores programas para fazer por lá certamente não será difícil.
Saiba mais sobre os 13 destinos mais procurados em João Pessoa e comece já a fazer as malas sem nenhuma dúvida do que fazer.
1. Areia Vermelha
Com certeza um dos pontos turísticos mais procurados em João Pessoa. A Ilha Areia Vermelha é quase um lugar mágico, um banco de areia que emerge das águas conforme a maré baixa, tornando-se um refúgio natural que atrai turistas e locais.
A praia tem esse nome devido às suas areias de cor rubra. De lá é possível vislumbrar toda costa de João Pessoa e ter uma visão maravilhosa, típica da região.
A Ilha depende da maré baixa para aparecer, portanto é recomendado verificar os dias mais adequados para o passeio. Os barcos que fazem a travessia partem da Praia do Pouso e da Praia de Camboinhas e chegam em Areia Vermelha em até 30 minutos.
2. Piscinas Naturais do Seixas
Partindo da Praia da Penha em uma embarcação, em até 15 minutos é possível atracar em um lugar que é apelidado de Caribe brasileiro.
As Piscinas Naturais do Seixas são formações no mar que formam uma paisagem extremamente bonita e convidativa. Um mar azul onde uma das atividades mais requisitadas é a prática do mergulho, com máscara ou cilindro.
3. Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo
O complexo começou a ser construído pelos Carmelitas no século XVI, em 1580, e só ficou concluído dois séculos depois.
Os prédios são tombados como patrimônio histórico e artístico nacional e são as mais antigas instalações carmelitas de todas as Américas.
O estilo genuinamente barroco da construção e as pinturas originais feitas pelos frades são a grande atração deste ponto turístico.
4. Ilha da Restinga
Um passeio indispensável e pouco conhecido ainda para a maioria dos turistas que vão para João Pessoa. A Ilha da Restinga fica num local privilegiado e com uma fauna e flora exuberantes.
O passeio é possível através do programa de Ecoturismo especial que tem na Ilha. Apesar de ficar localizado no município de Cabedelo, a Ilha da Restinga fica próximo aos limites de João Pessoa e uma esticada até lá é item obrigatório na sua lista
5. Caverna da Onça
A Caverna da Onça é a maior gruta do Estado da Paraíba e seu interior é repleto de “salas” e passagens de variados tamanhos e formas.
Chegar na entrada da Caverna exige uma trilha de duas horas, por esse motivo o passeio até a gruta é considerado um programa para quem procura o melhor do turismo ecológico.
6. Praia do Jacaré
A Praia do Jacaré guarda um dos mais conhecidos espetáculos da natureza: o pôr-do-sol. Atualmente, o local é visitado por milhares de turistas, todos os dias da semana.
Além da apresentação do sol, a música também se faz presente e artistas locais podem ser apreciados nos estabelecimentos.
Como Jurandir do Sax. Desde 2001, no cair da tarde, ele se apresenta em cima de uma barco navegando pelas águas, tocando seu sax. A cada nota o sol baixa mais e mais, até desaparecer completamente ao ritmo da música. Uma experiência inegavelmente mágica.
7. Parque da Lagoa
Certamente um dos cartões postais da cidade. O Parque da Lagoa, que na verdade se chama Solon de Lucena, é um local perfeito para passeios em família.
Em 1939 o famoso paisagista Burle Marx foi contratado pelo prefeito da época para ambientar o local. São diversas árvores e plantas tradicionais e exóticas assim como as famosas palmeiras imperiais que encantam os visitantes.
O parque conta com diversos quiosques e praças, uma pista de skate, ciclovia, pista de corrida e até uma parede de escalada para quem curte esportes radicais. O deck do parque além de ficar disponível para a público sem nenhum custo, também promove eventos culturais todos os finais de semana.
8. Intermares
Localizada em Cabedelo, a praia de Intermares merece uma visita. Por lá você pode apreciar um belo trabalho de preservação ambiental com as tartarugas. Além dos projetos que fazem o trabalho, a praia é lugar de desova da espécie tartaruga de pente.
Quem gosta de surfar também vai amar Intermares, já que suas águas são perfeitas para a prática do esporte. Entretanto, se você não surfa fique tranquilo, pois o mar agitado não atinge toda a praia.
9. Jardim Botânico Benjamim Maranhão
Igualmente chamado de Mata do Buraquinho, o Jardim Botânico de João Pessoa possui uma das maiores reservas da Mata Atlântica, dentro de um gigantesco espaço de 515 hectares.
Uma visita ao parque é certamente um passeio por uma enorme enciclopédia. Por lá os visitantes podem conhecer e vislumbrar as mais variadas espécies de animais e plantas nativas.
Uma das atrações da floresta é a “Árvore do Abraço”, que nada mais é que um gameleiro envolvendo um dendezeiro, criando um visual único.
10. Centro Cultural São Francisco
Este ponto turístico é um dos mais importantes da Paraíba e do Brasil. Trata-se de um enorme complexo que reúne a Igreja de São Francisco e várias capelas, assim como um museu de arte sacra e o maravilhoso convento de santo antônio.
O exuberante conjunto ostenta muito azulejo, ouro e sobretudo mármore e levou quase dois séculos para ser construído totalmente.
O local pode ser visitado com guia, ou seja, uma experiência ainda mais imersiva e muito mais didática.
11. Praia do Amor
Essa maravilhosa praia tem como atração principal a Pedra Furada. Os contos populares dizem que os casais que passam pelo furo da rocha ganham a felicidade eterna e dessa maneira tiram a sorte no amor.
Além da sorte no amor, os visitantes ganham no mínimo um dia no paraíso. A Praia do Amor tem um mar de cor verde muito atrativo e as falésias do local deixam a paisagem ainda mais espetacular.
12. Manaíra
Se você vai visitar João pessoa e não abre mão de se sentir como vive um local, precisa conhecer o bairro Manaíra.
Sua praia repleta de quiosques e com uma enorme ciclovia é perfeita para passeios no fim de tarde. Além disso, é um lugar perfeito para compras. Seu shopping center é famoso pelas lojas e outras diversas opções de lazer, como boates e restaurantes.
13. Barra do Gramame
Um lugar perfeito onde o rio encontra o mar e na maré alta, o mar encontra o rio. Por lá não existe energia elétrica e as cabanas ao redor deixam o visual ainda mais bonito.
Em suma, um lugar de beleza única perfeito para relaxar e se desligar do stress da vida moderna. As barracas locais fornecem comidas e bebidas típicas da região, ideal para passar o dia.
Conclusão: O Que Fazer em João Pessoa
Existem muitas outras praias e lugares de natureza única para serem explorados em João Pessoa. Uma capital que embora não seja a mais procurada, possui muito verde e muitas águas, perfeita para férias em família ou com os amigos.
Se você deseja conhecer mais as belezas naturais do nosso país, com certeza essa cidade é uma boa escolha. Com sol e calor o ano todo, você não vai ter problemas em aproveitar ao máximo a exuberância da cidade. Um lugar mágico e sobretudo, bem brasileiro.
Confira também nosso artigo com os melhores restaurantes em João Pessoa.
Deixe uma resposta