Curitiba é a capital do estado do Paraná e uma das mais importantes cidades brasileiras. Conhecida por seu clima frio e diversos programas culturais, a cidade conta com ótimas estruturas de transporte público, assim como é ambientalmente modelo para outras cidades brasileiras.
Além disso, a capital paranaense possui inúmeros parques, assim como recebe vários shows e possui diversas atrações culturais.
É importante destacar que além de ser conhecida como Cidade Sorriso, Curitiba também é conhecida como Capital da Cerveja brasileira. Isso é justificado, aliás, pelo grande número de cervejarias artesanais da região que já receberam diversos prêmios ao redor do mundo, assim como pelos inúmeros bares que vendem chopp artesanal.
Ir pelo menos uma vez à capital paranaense é um dever de todo brasileiro. É com base nisso que separamos para você os 5 melhores passeios em Curitiba.
Índice
O que fazer em Curitiba
A capital paranaense é extremamente rica quando o assunto é turismo. Com seus mais de 350 anos, a história de Curitiba se reflete em suas ruas, prédios históricos e estrutura.
Dessa forma, com base nessa rica história e estrutura, confira nossas valiosas dicas com o que fazer em Curitiba em 2020:
- Museu Oscar Niemeyer;
- Ópera de Arame;
- Parques e Jardim Botânico;
- Largo da Ordem;
- Museu Paranaense;
Veja maiores detalhes, abaixo, de cada uma dessas atrações.
5 Melhores Passeios em Curitiba 2020
Encante-se com a capital paranaense conhecendo os locais abaixo indicados e garanta os melhores passeios em Curitiba!
1. Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer, conhecido popularmente como MON, é um dos símbolos da capital paranaense. Projetado pelo incrível arquiteto brasileiro que dá nome ao museu, o local chama a atenção tanto por suas exposições quanto pela arquitetura local e, ainda, pelo espaço que há atrás do prédio principal.
Primeiramente, é possível se admirar com as lindas formas do museu que também é chamado de Museu do Olho. Isso porque há uma grande discussão se as formas do edifício remetem a um olho ou uma araucária. Ainda, há quem diga ser uma bailarina.
Também, o museu recebe diversas exposições que merecem ser conferidas. Além disso, há um grande espaço de grama atrás do museu, conhecido popularmente de “parcão”, onde são realizados festivais de jazz e de cerveja anualmente.
Quando não há eventos, pessoas ali se reúnem para passear com animais de estimação (sempre há diversos cachorros no parcão), piqueniques ou simples contato com a natureza.
2. Ópera de Arame
Outro programa imperdível para fazer em Curitiba é uma visita à Ópera de Arame.
Ela corresponde a um teatro circular que é feito de estruturas metálicas cobertas por placas transparentes. A edificação, ainda, é cercada por um lago artificial e acessada por meio de uma passarela sobre as águas. Ali são realizados diversos shows de artistas nacionais e internacionais.
Ali também há um bar e café para os visitantes que podem curtir, durante o dia, um dos vários shows diários do Vale da Música, estrutura flutuante em meio ao lago que contém um palco.
Além disso, ali também está localizada a famosa Pedreira Paulo Leminksi.
O local, cujo nome homenageia o famoso escritor paranaense, conta com o maior palco a céu aberto da América Latina e já foi responsável por receber diversos festivais, além de lendas da música como Paul McCartey e AC/DC.
3. Parques e Jardim Botânico
O que não falta em Curitiba são parques que propiciam o contato com a natureza. Dentre os inúmeros parques da cidade, destacamos o Tanguá, que possui quedas d’água, jardins, pedreiras e um túnel artificial.
Também, é impossível não falar do Parque Tingui e do seu Memorial Ucraniano, assim como do Parque Barigui, um dos mais badalados da cidade. Esse último possui um grande lago onde diversas capivaras se banham e diversas churrasqueiras que são disputadas pelos visitantes todos os finais de semana.
Além disso, todos os parques contam com estrutura de lanchonete, banheiros, pistas para caminhada e outros esportes e grandes e belos gramados onde é possível encontrar o pleno descanso.
Além desses parques, o Jardim Botânico também merece sua atenção. Com um bosque de mata atlântica preservada e jardim com exemplares vegetais do mundo todo que estão espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro. A mais famosa delas possui três abóbadas e foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Por fim, é possível visitar todos esses parques e outros pontos turísticos curitibanos com a Linha Turismo, que corresonde a um ônibus de dois andares (o segundo, aberto) que passa por diversos pontos turísticos da cidade e permite, ainda, que o passageiro desembarque em até 4 pontos.
4. Largo da Ordem
O Largo da Ordem é uma das regiões mais legais de Curitiba. Localizado no Centro Histórico da cidade, o local é cheio de bares animados que se enchem aos finais de semana. Além disso, o local corresponde a uma espécie de calçadão onde carros não podem passar.
Também, ali acontecem diversos eventos populares. Outra vantagem do Largo é que ele dá acesso a outras regiões de bares (como a Rua Trajano Reis) e está localizado muito próximo a diversos edifícios históricos importantes, como é o caso do Paço da Liberdade, que antigamente abrigava a prefeitura curitibana.
Todos os domingos ocorre no Largo da Ordem a Feirinha do Largo, que toma toda a extensão do local com centenas de barraquinhas que oferecem artesanato, comida, utilidades e materiais decorativos, entre outros.
Porém, caso você queira conhecer essa feira, programe-se para chegar cedo, pois ela enche rapidamente.
5. Museu Paranaense
Ali, ao lado do Largo da Ordem, está localizado o Museu Paranaense. Ele fica em frente a outro belo edifício histórico paranaense, o Palácio Garibaldi.
Fundado em 1876, ele corresponde ao terceiro mais antigo museu brasileiro e está abrigado em um belo edifício rodeado por grandes gramados e jardins, onde também acontecem eventos com shows e feiras anualmente.
Apesar deste museu ter se dedicado à zoologia, geologia e botânica entre 1941 e 1954, atualmente ele é especializado em materiais que contam a história de Curitiba e do Paraná.
Conclusão: o que fazer em Curitiba
Não faltam opções do que fazer em Curitiba, independente do estilo do turista.
Ainda, além dos itens acima, alguns locais ainda merecem menções honrosas. Primeiramente, a Rua XV corresponde a um calçadão que inicia na Praça Santos Andrade e termina na Praça Osório e somente pode ser percorrida a pé. Ali estão localizadas diversas lojas de itens diversos, assim como diversos prédios históricos.
Também, o Festival de Teatro que ocorre anualmente no mês de março é um dos principais eventos culturais curitibanos. Todos os anos esse festival recebe centenas de peças do Brasil todo.
Outra coisa que não se deve deixar de fazer ao visitar Curitiba é comer os pratos típicos locais: carne de onça, barreado e pão com bolinho.
Por fim, não deixe de conhecer as diversas regiões de bares e gastronomia como o Shopping Hauer, (correspondente a uma rua com diversos bares, um ao lado do outro), as regiões do Itupava e do Alto da XV, em especial a Rua Pagu e a região de bares da 7 de Abril, com destaque para a La Lomiteria, cozinha argentina.
Use essas dicas e, assim, conheça a fundo Curitiba. Além disso não deixa de conhecer os melhores restaurantes em Curitiba.
Deixe uma resposta