A capital do estado de Minas Gerais, que corresponde à cidade de Belo Horizonte, é um destino turístico muito agradável no sudeste brasileiro, na medida em que BH apresenta uma bela mistura de culturas e costumes que a tornam tão especial.
Além disso, é claro que a capital mineira também conta com a deliciosa e famosa gastronomia de Minas Gerais e a simpatia e encanto de um povo que conquista todos os turistas que por lá se aventuram.
Diante desse encanto, preparamos para você uma lista com os 5 melhores passeios em Belo Horizonte em 2020.
Índice
O que fazer em Belo Horizonte
Confira nossa lista com os melhores programas e o que fazer em BH, cidade que conta com 122 anos de história e oferece vários agradáveis passeios aos seus visitantes.
Considere esses atrativos ao programar uma viagem e o que fazer em Belo Horizonte:
- Estádio do Mineirão;
- Complexo da Pampulha;
- Mercado Central de Belo Horizonte;
- Parques e Praças de BH;
- Feira Hippie.
Esses passeios foram elencados para agradar desde os amantes dos esportes aos que buscam momentos tranquilos e contato com a natureza. Ainda, aos turistas que simplesmente querem conhecer os costumes da região também são abarcados pelo nosso roteiro.
5 Melhores Passeios em Belo Horizonte em 2020
Confira os detalhes de cada um desses lugares incríveis que BH possui!
1. Estádio do Mineirão
Esse é um dos grandes pontos turísticos de BH. Pois além de sua importância diante da história do futebol brasileiro, também está localizado próximo a outros interessantes lugares da capital mineira.
O Mineirão, cujo nome oficial é “Governador Magalhães Pinto” foi construído em 1965 e é considerado a casa do time mineiro Cruzeiro Esporte Clube. Ele compõe o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda de Juscelino Kubitschek, então prefeito de BH.
Além de ser o quinto maior estádio do Brasil ele ainda é famoso por ter sediado a derrota do Brasil por 7 x 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.
2. Complexo da Pampulha
Esse é um dos passeios imperdíveis em Belo Horizonte, pois esse complexo foi inteiro projetado por Niemeyer e conta com todo o estilo desse importante arquiteto brasileiro.
A arquitetura moderna se faz presente ao longo de todo esse Complexo. Não deixe de conhecer a Lagoa da Pampulha em BH, que, por sua vez, é rodeada de diversos importantes elementos arquitetônicos.
Ao redor da Lagoa está presente, por exemplo, a Casa Kubitschek, desenhada especialmente para ser a residência de veraneio do ex-presidente brasileiro ainda na década de 1940.
2.1. Edifícios da Pampulha
A Casa Kubitschek é cercada por um exuberante jardim, que, por sua vez, é obra do famoso paisagista Roberto Burle Marx, em um terreno de que possui, aproximadamente, três mil metros quadrados.
Hoje essa casa é aberta ao público para visitação. Ali, por exemplo, são oferecidas experiências reflexivas e referentes ao paisagismo, à arquitetura, aos modos e à história da Pampulha. Além disso, ali são realizadas ações culturais, como oficinas e exposições.
Outro dos atrativos da Pampulha é a Casa do Baile, que fica em uma pequena ilha artificial. O edifício foi projetado por Niemeyer para recepcionar bailes e eventos de dança. Hoje, contudo, o local é dedicado a receber exposições com obras que preservam a memória do arquiteto.
Ainda, não deixe de visitar o Museu de Arte da Pampulha. Curiosamente, esse local foi idealizado com o intuito de ser transformado em um cassino. Hoje, por outro lado, ele é utilizado como espaço que recepciona exposições temporárias de arte moderna.
Além disso, não deixe de conhecer a simpática Igreja de São Francisco de Assis, que também é conhecida como Igrejinha da Pampulha.
A Igreja, que possui teto ondulado, possui inúmeras obras de artistas importantes. O maior exemplo disso, aliás, são os 14 painéis internos que representam a via sacra e que são obras de Cândido Portinari. Ainda, o jardim da igreja também é obra de Burle Marx e é ornamentado por obras em bronze esculpidas por Alfredo Ceschiatti.
3. Mercado Central de Belo Horizonte
Minas Gerais é muito famosa por sua culinária deliciosa e é claro que a sua capital reflete isso. Portanto, não deixe de conhecer o Mercado Central de BH. Lá é possível encontrar especiarias mineiras como pão de queijo recheado, doces, cachaças, queijos e outros.
4. Parques e Praças de BH
Belo Horizonte também é rica em parques e praças e, dessa forma, oferece diversas opções de contato com a natureza pelo turista.
Em primeiro lugar, indicamos o Parque das Mangabeiras, que está localizado na base da Serra do Curral, dedica-se à preservação da fauna e flora nativa da região, assim como à promoção da educação ambiental e cultural.
Além do espaço de lazer dedicado ao descanso, caminhadas, pedalada e leitura, ali também é possível, em certos pontos, ter uma vista gratificante de Belo Horizonte.
Não deixe de conhecer, também, a Praça Israel Pinheiro, conhecida popularmente como Praça do Papa. Esse apelido se deve à uma visita, ao local, do Papa João Paulo II em 1980. Se possível, programe-se para visitá-la ao final da tarde para um belo pôr do sol sobre BH.
Por fim, indicamos também o Parque Municipal, um parque central e urbano com belos jardins, lagoa e, também, trilhas.
5. Feira Hippie
Nossa última dica é uma visita à Feira Hippie de BH, que tem mais de 40 anos de história e ocorre todos os domingos. No local é possível encontrar, por exemplo, roupas, comidas, temperos, peças de decoração, artesanatos e outros.
Ela corresponde à maior feira de Minas Gerais e, de hippie possui apenas o nome.
Conclusão: O que fazer em Belo Horizonte
Minas Gerais é repleta de encantos que atraem todos os anos milhares de turistas. Portanto, não deixe de conhecer sua capital e use e abuse das nossas dicas para aproveitar BH!
Deixe uma resposta