Aracaju é uma cidade onde é impossível não colecionar bons momentos. Além das praias e da natureza excepcional, o lugar é considerado um dos melhores da região Nordeste, contabilizando o menor índice de desigualdade social e com um dos melhores hábitos entre os seus residentes.
O custo de vida por lá também é reduzido e isso pode ser bem aproveitado igualmente por quem apenas visita a região, afinal, o lazer e uma boa alimentação ficam garantidos com mais poder de compra.
Se você busca as melhores dicas sobre o que fazer em Aracaju, confira nossa seleção com os 10 melhores passeios para fazer por lá em 2020.
Índice
O Que Fazer em Aracaju
Se você ama paz, tranquilidade e uma pitada de agitação noturna, certamente vai amar Aracaju também. Veja aqui os 10 melhores destinos na capital de Sergipe em 2020.
- Praia de Atalaia
- Museu da Gente Sergipana
- Praia do Mosqueiro
- Parque da Cidade
- Marinete do Forró
- Feira do Turista de Aracaju
- Orla Pôr-do-Sol
- Palácio Museu Olímpio Campos
- Oceanário de Aracaju
- Passarela do Caranguejo
10 Melhores Passeios em Aracaju em 2020
Aracaju é uma cidade para todos os gostos, sobretudo para famílias que gostam de passar um tempo juntos, se divertindo e descobrindo coisas novas.
Em seguida, conheça um pouco mais dos 10 lugares mais procurados em Aracaju e encante-se ainda mais
1. Praia de Atalaia
Em primeiro lugar, não podia deixar de encabeçar essa lista a Praia do Atalaia que não apenas é a praia mais famosa de Aracaju como também de todo Nordeste.
A Praia possui 6 km de extensão, repletos de locais propícios para o lazer. Por lá fica o Oceanário da cidade, muitas opções para a prática de esportes como quadra de tênis, de futebol, pista de skate, ciclovia, área pra caminhadas e também a Passarela do Caranguejo, point badalado da cidade e o último item da nossa lista.
A Praia do Atalaia costuma ser bastabte frequentada por famílias no verão, já que sua infraestrutura com restaurantes e parques oferece um ótimo suporte para manter a criançada na ativa e com a energia lá em cima.
2. Museu da Gente Sergipana
Esse Museu incrível, apesar de estar alocado em um tradicional casarão centenário, oferece uma sala multimídia ultra moderna como nos grandes museus em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
Totalmente tecnológico e interativo, o museu é o primeiro nessa categoria nas regiões norte e nordeste e por esse motivo é considerado um marco.
Atualmente, o Museu da Gente Sergipana é um dos principais pontos turísticos de Aracaju e é provável que seja um dos principais museus do país. Vale muito a pena a vista.
3. Praia do Mosqueiro
Uma praia maravilhosa situada no extremo sul da cidade, com areias macias e águas calmas e cristalinas. Um verdadeiro paraíso sergipano procurado e amado tanto quanto a Praia do Atalaia.
Na orla da praia é possível encontrar diversas opções de bares com bebidas e pratos da culinária local. Apesar de ser um lugar com aspecto mais natural, a praia conta com ótimos serviçoes e uma estrutura razoável.
4. Parque da Cidade
Um lugar surpreendentemente imerso na natureza em meio á cidade e todo o seu caos. O Parque da Cidade é perfeito para um passeio em família, com opções variadas que vão de teleférico até um zoológico dentro da mata atlântica.
A topografia do parque permite que o turista vislumbre praticamente toda cidade e que comece apreciando a vista a partir do teleférico. O preço é super acessível e funciona das 9:30 às 17:00h e já o Parque, que abre às 08:00h, tem entrada gratuita.
5. Marinete do Forró
Uma das melhores formas de conhecer uma cidade e seus pontos turísticos é com os tradicionais ônibus ao estilo city tour, sobretudo quando o passeio pode oferecer algo a mais.
E é exatamente isso que o Marinete do Forró faz. O famoso ônibus de Aracaju traz uma proposta pra lá de tradicionalista em seu passeio de 10 km pela Orla do Atalaia e centro da cidade, com muito forró, adereços e até dançarinos.
Apesar de circular pela cidade desde 2001, foi só em 2017 que ele passou a fazer parte da cidade durante o ano inteiro. Anteriormente, ele só era disponibilizado no período das festas juninas, mas devido ao seu sucesso, hoje ele pode ser apreciado às sextas e seu custo é totalmente gratuito.
6. Feira do Turista de Aracaju
Como o próprio nome sugere, a Feira do Turista é especializada em receber e encantar os visitantes de fora da cidade, mas é claro que os moradores também aproveitam essa atração que fica bem na orla do Atalaia.
O lugar é frequentado por pessoas ávidas por cultura local e por compras, principalmente artesanato e roupas.
Lá também tem diversos barzinhos e maioria das lojas ficam abertas até as 23h.
7. Orla do Pôr-do-Sol
Em muitos lugares pelo mundo o pôr-do-sol é uma atração à parte e em Aracaju não poderia ser diferente. A Orla fica num local romântico e calmo, com diversas embarcações que durnte o dia partem pelo Rio Vaza-Barris rumo à Croa do Groé e Ilha dos Namorados.
Um passeio lindo e certamente imperdível para quem visita a capital do Sergipe.
8. Palácio Museu Olímpio Campos
O que era anteriormente a sede do governo do Estado é hoje um centro de exposições e um museu, que traz a história administrativa de Sergipe desde a época do Império até a nova República.
O Local já foi a moradia de governadores e suas famílias e você pode ver e aprender sobre o assunto durante a visitação. O Lugar já foi inclusive visitado por D. Pedro II em 1860 e essa informação também faz parte da história local.
9. Oceanário de Aracaju
Ainda na badalada Praia do Atalaia você encontra o famoso e belíssimo Oceanário da cidade, com seu lúdico formato de tartaruga.
O lugar faz parte do tão conhecido Projeto Tamar e o de Aracaju é o primeiro do Nordeste. Durante a visita você pode aprender sobre a vida marinha e as formas de conservação da mesma.
Além dos animais marinhos que você pode ver e ter contato, há oportunidades emocionantes que você poderá aproveitar se estiver em Aracaju na época certa. Uma delas é a soltura de filhotes de tartaruga, que ocorre todo primeiro sábado do mês, entre setembro e março, na Praia do Atalaia. Um experiência sem dúvidas emocionante!
10. Passarela do Caranguejo
O famoso caranguejo de 2 metros na orla da Praia do Atalaia é o ponto de partida para os restaurantes e barzinhos que agitam o dia e principalmente a noite de Aracaju.
Além da famosa iguaria que dá nome ao reduto, você vai poder aproveitar os mais variados pratos da culinária nordestina ao mesmo tempo que curte uma boa música ao vivo, no melhor estilo regional.
O Que Fazer em Aracaju: Conclusão
Além das maravilhas encontradas nesta lista de sugestões que deixamos acima, Aracaju possui outras tantas atrações para serem apreciadas. Explorar as águas com o catamarã e aproveitar os restaurantes pelas orlas são outras dicas que não podem ser ignoradas.
Se quer incrementar ainda mais a sua visita, tente ir no período de festas juninas para poder apreciar o maior arraiá do país. Uma festa regada a muito forró e comidas típicas. Aracaju é um lugar feliz, colorido e certamente a cara do nosso Brasil. Impossível não se encantar.
Deixe uma resposta