Quer saber o que fazer em Tiradentes? Então você chegou ao lugar certo! No artigo de hoje, vamos explorar atrações incríveis para você aproveitar o melhor de uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais!
Tiradentes é uma cidade que respira história, mas também oferece atrações magníficas e uma culinária de dar água na boca!
A cidade faz parte da estrada real, a maior rota turística do Brasil. Apesar disso, se você procura um destino tranquilo, sem muitas “obrigações turísticas” para visitar e com um roteiro mais flexível, então não deixe de conhecer Tiradentes.
Cidade pequena com ar bucólico, Tiradentes também é bem procurada para atividades mais emocionantes, como cavalgadas, trekking, cicloturismo ou até mesmo rapel.
Vai viajar com os amigos? Se aventure em Tiradentes. Quer um lugar romântico para aproveitar com o amor? Considere Tiradentes. Precisa de um lugar para se desconectar? Escolha Tiradentes! É sério, você certamente não irá se arrepender!
Índice
O que fazer em Tiradentes
Existem, na cidade, atrações para todos os gostos e estilos. Pensando nisso, separamos um roteiro especial para quem quer conhecer Tiradentes! Assim, não deixe de conhecer:
- Passeio de Maria Fumaça
- Conhecer as pinturas rupestres
- Dar uma volta no Largo das Forras
- Entrar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
- Ver o pôr do sol na Capela de São Francisco de Paulo
- Conhecer o Instituto Mario Mendonça
- Fazer a travessia de São José
- Se deliciar nas cachoeiras de Tiradentes
8 melhores passeios para fazer em Tiradentes em 2020
Conheça, a seguir, os 8 melhores passeios de 2020 para fazer em Tiradentes!
1. Passeio de Maria Fumaça
Quando os turistas perguntam sobre os melhores atrações da cidade, uma coisa é certa: você não pode deixar de fazer o Passeio de Maria Fumaça.
O Passeio de Maria Fumaça é, sem dúvidas, uma das experiências mais legais da cidade!
A atração sai de Tiradentes e vai até a lindíssima São João Del-Rei na mais antiga Maria Fumaça em funcionamento no Brasil!
Em geral, são 45 minutos em 12 km de trilhos com paisagens incríveis. Além disso, você ainda pode aproveita o passeio para conhecer São João Del-Rei, cidadezinha história que também possui todo o seu charme.
O trajeto custa por volta de R$70,00 e os bilhetes podem ser adquiridos diretamente na bilheteria. Entretanto, como é um passeio bastante concorrido, o ideal é adquirir os tickets com antecedência através do site Guichê Virtual.
2. Conhecer as pinturas rupestres
Sim! Quem vai para Tiradentes pode conhecer algumas das pinturas rupestres que estão espalhadas pelo Brasil.
Na verdade, as pinturas rupestres não ficam, necessariamente, localizadas em Tiradentes, mas em uma cidade bem próxima, a bucólica São João Del-Rei.
Para conhecer as pinturas rupestres, então, é necessário ir até a Serra dos Lenheiros. Para isso, você precisará encarar uma trilha rápida até o sítio arqueológico.
De acordo com os estudos, estima-se que as pinturas datam, em média, de 6 mil anos A. C.
Portanto, se você procura uma experiência única e raríssima, sem dúvidas, precisa conhecer as pinturas rupestres em sua viagem para Tiradentes.
3. Largo das Forras
O Largo das Forras é a praça principal de Tiradentes e um dos lugares mais gostosos para passar uma tarde tranquila. Além disso, o local também é ponto de encontro para uma série de eventos, shows e outras atividades culturais da cidade.
Então você pode aproveitar para dar uma volta pelo centro histórico e, em seguida, passar algumas horinhas no Largo das Forras.
4. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um local que precisa visitado, sobretudo se você gosta de história.
Essa igreja é muito interessante, não apenas por ter uma arquitetura diferente, mas também por ter sido frequentada apenas por negros.
Além disso, toda a parte de ouro da construção e decoração foi feita a partir dos desvios dos minérios explorados na cidade.
Por isso mesmo, a porta frontal da igreja ficava fechada e os frequentadores entravam pela porta lateral.
5. Pôr do Sol na Capela de São Francisco de Paula
Para os apaixonados por pôr do sol, um local é certo: a Capela de São Francisco de Paula.
Você pode até não gostar ou querer conhecer as igrejas de Tiradentes, mas o pôr do sol nesse lugar é, sem dúvidas, muito, mas muito especial!
6. Conhecer o Instituto Mario Mendonça
O Instituto Mario Mendonça é uma ótima opção para quem gosta de artes. Isso porque o local abriga obrar caríssimas e muito valiosas.
São 900 esculturas e cerca de 1600 quadros de artistas como Tarsila do Amaral, Botero, Di Cavalcanti, Portinari e muitos outros.
O local é pouco frequentado, inclusive, porque muita gente acha que o local permanece fechado. Mas a verdade é que as portas precisam permanecer fechadas por medidas de segurança.
O melhor desse passeio é que, para conhecer essa obras, não é necessário pagar nenhum ingresso, pois a entrada é gratuita.
7. Fazer a travessia de São José
A travessia de São José é uma das maiores aventuras que você pode fazer em Tiradentes. No total, são 12 km de uma trilha incrível.
Em geral, gasta-se 5h30 para fazer a trilha. Parece até impossível, mas não é! Aproveite esse momento para curtir a companhia de amigos ou família e mergulhar de cabeça nessa experiência de se conectar com a natureza.
8. Se deliciar nas cachoeiras de Tiradentes
Tiradentes, além de ser conhecida como cidade histórica, também é bastante procurada por suas cachoeiras.
Por isso, se você gosta de ter contato com a natureza e tomar um bom banho de cachoeira, não deixe de incluir no seu roteiro:
- Cachoeira do Mangue
- Cachoeira Paulo André
- Poço da Coca Cola
- Cachoeira do Bom Despacho
- Cachoeira do Índio
- A Cachoeira dos Anjos
Conclusão: Passeios em Tiradentes
Como você pode ver, há uma série de opções de passeios em Tiradentes. Aproveite, ao menos, um final de semana para curtir a cidade.
Caso você tenha mais tempo, então pegue a Estrada Real e conheça, também, outras cidades!
Deixe uma resposta