Recife é a capital de Pernambuco e tem 482 anos durante os quais se formou uma bela metrópole cultural e econômica. Assim como as capitais dos estados vizinhos, a capital pernambucana oferece diversos atrativos. Além disso, está localizada próximo a diversas outras cidades com lindas e famosas praias.
Portanto, quem deseja conhecer o Nordeste brasileiro não pode deixar de visitar a cidade de Recife. Além disso, a cidade possui, além das influências portuguesas e africanas, raízes holandesas, pois foi alvo de ataque da Holanda em 1630.
Gostou? Então confira, abaixo, nossa lista com os 9 melhores passeios em Recife.
Índice
O que fazer em Recife
A capital pernambucana é conhecida, também, como Veneza Brasileira. Esse apelido se deve ao fato de que Recife é cortada por diversos rios, que, por sua vez, lembram os da famosa cidade italiana.
Considere adicionar esses itens na sua lista do que fazer em Recife em 2020:
- Mercado Boa Vista;
- Mercado São José;
- Forte das Cinco Pontas;
- Recife Antigo;
- Museu do Homem do Nordeste;
- Rio Capibaribe;
- Praia de Boa Viagem;
- Olinda;
- Porto de Galinhas;
O motivo disso lhe mostraremos abaixo, onde detalhamos as características de cada um desses pontos turísticos recifences.
9 Melhores Passeios em Recife em 2020
Confira os melhores passeios em Recife e se apaixone por esse tesouro nordestino!
1. Mercado Boa Vista
Primeiramente, Recife pode começar te conquistando pelo estômago. É isso que promete o Mercado Boa Vista, que possui inúmeras opções de pratos tipicamente nordestinos. Um dos mais famosos é o virado de feijão verde com farofa, vinagrete, carne de sol e queijo, chamado de arrumadinho.
Além disso, aos sábados o local recebe shows ao vivo que completam a experiêncica do turista.
2. Mercado São José
Esse outro mercado, diferentemente do anterior, é o mercado público especializado em artesanatos locais. No local são vendidos, por exemplo, instrumentos musicais, redes, souvenires, cachaças e outros variados tipos de produtos.
3. Forte das Cinco Pontas
O Forte das Cinco Pontas, Museu da Cidade de Recife, é outro lugar que não pode faltar no seu roteiro do que fazer na capital de Pernambuco. O local possui diversas fotografias, documentos e mapas, dentre outras coisas, que contam a história da cidade e do estado.
Além disso, a entrada do local é gratuita. O museu está aberto para visitação de terça-feira a domingo entre 9 h e 17 h.
4. Recife Antigo
Recife Antigo é como é chamado o bairro histórico dessa cidade. É nele que estão localizados os casarões de época e construções suntuosas. Também ali estão localizados museus e centros culturais que devem chamar a atenção de quem procura o que fazer em Recife.
São vários os pontos turísticos que estão localizados nessa região. Primeiramente, cabe destacar a Praça Rio Branco, também conhecida como Praça Marco Zero, que corresponde ao marco zero da cidade.
Além disso, há o Parque das Esculturas Francisco Brennand que foi idealizado pelo artista pernambucano de mesmo nome. Essa praça possui diversas esculturas do projeto “Eu vi o mundo… Ele começava no Recife” e compõe uma série de atos e comemorações que marcaram os 500 anos do descobrimento do Brasil.
O parque, que possui mais de 90 esculturas, é acessível de barco em uma viagem de curta distância.
Também é nese bairro que está localizada a Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda que, por sua vez, é um museu com bonecos carnavalescos tipicamente olindenses que representam personalidades nacionais e internacionais.
Conheça, ainda, a Praça Arsenal, onde está localizado o Paço do Frevo. O Paço corresponde a um centro cultural dedicado à típica música pernambucana, o frevo.
Por fim, não deixe de conhecer o Cais do Sertão, local dedicado ao músico pernambucano Luiz Gonzaga. Lá é possível conhecer a fundo a história do Rei do Baião cujas músicas sempre levavam consigo o sertão nordestino.
5. Museu do Homem do Nordeste
Esse local é mais uma ótima opção do que fazer em Recife na medida em que é uma verdadeira aula de história sobre o desenvolvimento da região.
Além disso, o local não se dedica apenas a demonstrar a história de Pernambuco, mas também a resguardar importantes tradições indígenas e outras culturas locais, tal como o maracatu.
O local é aberto para visitação entre terça e sexta-feira entre 8h30min e 17 h; já aos sábados e domingos o horário de visitação é entre 13 h e 17 h.
6. Rio Capibaribe
É claro que a Veneza Brasileira reservaria um passeio turístico especialmente dedicado aos seus rios.
São oferecidos diversos passeios pelas águas o Rio Caparibe, feitos de catamarã, sendo que o mais tradicional deles dura cerca de 1h30min e passa por cinco pontes da capital pernambucana: 12 de Setembro, Maurício de Nassau, Manuel Buarque de Macedo, Princesa Isabel e Duarte Coelho.
Os passeios são acompanhados por guias turísticos que explicam a história de Recife e de sua arquitetura e permitem, ainda, uma visão diferenciada da capital, sob outros ângulos.
7. Praia de Boa Viagem
A Praia de Boa Viagem é uma das mais conhecidas na região. Contudo, vale ressaltar que ela não é indicada para banhos em razão do risco de ataque de tubarões. Apesar disso, é possível entrar no mar em partes mais rasas, evitando-se, assim, o fundo.
8. Olinda
Ainda, é nececssário destarcamos uma cidade que basicamente forma dupla com a capital pernambucana: Olinda. Conhecida pelas ladeiras de seu centro histórico e principalmente por seu carnaval, esse local deve ser visitado por quem procura o que fazer em Recife.
Distante apenas 10 quilômetros da capital, Olinda oferece muita história e cultura. Além disso, é conhecida por suas noites agitadas e bares diversificados. O carnaval, por sua vez, tem início ainda em setembro, quando se iniciam as prévias dos blocos. Quanto mais próximo a fevereiro, mais intensas as festividades.
9. Porto de Galinhas
Por fim, indicamos que o visitante de Recife também reserve um tempo para conhecer Porto de Galinhas. Enquanto aquela não possui opções viáveis para banhos de bar, esta, por outro lado, já foi eleita diversas vezes como a praia mais bonita do Brasil.
Com piscinas naturais, passeios de buggy e águas cristalinas, os turistas que não dispensam um banho de mar devem considerar visitar esse verdadeiro paraíso brasileiro.
Conclusão: Passeios em Recife
Conforme todas as informações acima, é possível se concluir sem qualquer receio que Recife é um destino turístico adorável. Seja em razão dos seus próprios atrativos ou das cidades no seu entorno, o local merece sua atenção e uma visita.
Aproveite, portanto, o melhor de Recife com as dicas acima e garanta o sucesso e tranquilidade de sua viagem.
Além disso, não deixe de conhecer os melhores restaurantes em Recife.
Deixe uma resposta