Um dos destinos turísticos brasileiros mais famosos corresponde à capital baiana, Salvador. Com importância histórica em relação à colonização brasileira, a cidade foi a primeira capital do país.
Contudo, sua importância ainda persiste. Sendo um polo econômico e cultural, portanto, a capital da Bahia oferece diversas atrações aos seus visitantes e é um destino memorável. Além disso, ela conta com todo o encanto nordestino e com o tempero inconfundível da região.
Listamos para você os 6 melhores passeios em Salvador. Confira e garanta o sucesso da sua viagem!
Índice
O que fazer em Salvador
Salvador é uma cidade quente e isso se reflete não só no clima, mas na cordialidade de seu povo. Isso, somado a todos os pontos turísticos e belezas naturais da Bahia, torna a sua capital um ponto turístico impossível de ser ignorado.
Veja o nosso roteiro do que fazer em Salvador em 2020:
- Centro Histórico;
- Barra;
- Ondina;
- Bonfim;
- Rio Vermelho;
- Gamboa;
6 Melhores Passeios em Salvador em 2020
Conheça a seguir as maravilhas baianas que estão resguardadas em Salvador.
1. Centro Histórico
O centro histórico de Salvador é repleto de atrações imperdíveis. Portanto, conhecê-lo é imprescindível em uma viagem à capital baiana.
Conheça o Pelourinho, bairro conhecido por suas casas antigas e coloridas. Ali existem, também, diversos museus, restaurantes e lojas que vendem artesanato local.
Também visite o Largo Arcanjo, que é a praça principal do Pelourinho. Ali também está presente a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída por escravos e ex-escravos em 1685.
Além disso, não deixe de visitar dois dos principais pontos turísticos baianos que também estão localizados no Centro Histórico.
O primeiro deles é o Mercado Modelo, que está em funcionamento desde 1912 e abriga mais de 250 lojas no seu interior. Nessas lojas podem ser encontrados diversos tipos de artesanato. O funcionamento dele ocorre entre 9 h e 18 h, todos os dias.
Outro local extremamente famoso que merece uma visita em Salvador é o Elevador Lacerda, que está localizado em frente ao Mercado Modelo. Ele é o primeiro elevador urbano do mundo e auxilia no acesso entre a “cidade baixa” e a “cidade alta”.
Ainda, outro passeio interessante para fazer em Salvador é conhecer a Casa do Olodum, importante e famoso grupo musical local. Esse grupo, inclusive, já participou de uma canção de Michael Jackson, “They don’t care about us” cujo clipe foi gravado nas ruas da cidade.
Por fim, visite a Fundação Casa de Jorge Amado, que homenageia o importante escritor brasileiro. Inaugurado em 1987 o local se presta a contar a história do escritor e, ainda, da sua esposa, a também escritora Zélia Gattai.
O local funciona de segunda-feira a sábado, com abertura às 10 h. No sábado ela fecha às 16 h, enquanto nos demais dias isso ocorre às 18 h.
2. Barra
A Região da Barra é outro local que não pode deixar de ser visitado em Salvador. Primeiramente, ali está localizado um dos principais cartões postais baianos, o Farol da Barra. O local é aberto para visitação de terça-feira a domingo entre 9 h e 18 h.
Além disso é nesta região que está localizado também o Museu Náutico da Bahia. O prédio que o abriga foi construído em 1534. Lá é possível se conhecer maquetes, mapas, exposições de achados arqueológicos, dentre outros.
Conhecer a Praia do Farol da Barra também é um passeio interessante, principalmente pela manhã, quando se formam as piscinas naturais mornas. Por fim, aproveite para conhecer o Forte São Diogo, um antigo castelo baiano aberto à visitação do público.
3. Ondina
A região da Ondina tem dois passeios que se destacam. Primeiramente, a Praia da Paciência, que também é agraciada com piscinas naturais. Além disso, indicamos, também, que se conheçam as estátuas conhecidas como “As Meninas do Brasil”, obra da artista plástica Eliana Kertész.
São três estátuas, uma representando uma branca, outra uma negra e uma indígena que possuem mais de 3 metros de altura. Outra coisa que chama a atenção é que elas representam mulheres gordas.
4. Bonfim
Essa região é, indubitavelmente, uma das mais conhecidas da capital da Bahia. É nesse bairro que está localizada a mais famosa das igrejas baianas: a Basílica do Senhor de Bonfim, construída em 1746 em estilo rococó.
Portanto, não deixe de visitar esse local em sua viagem a Salvador e também de sair de lá com uma das famosas pulseirinhas coloridas do Senhor do Bonfim.
Nessa região também está localizada a famosa Praia de Boa Viagem, que foi eternizada nos versos de Alceu Valença.
5. Rio Vermelho
A região do Rio Vermelho também merece sua atenção na hora de montar um roteiro do que fazer em Salvador. Aliás, essa região é conhecida como a detentora do melhor acarajé da cidade, assim como os maiores agitos.
Aproveite ainda para conhecer a Praia do Buracão. Além disso, separe um tempo para conhecer a Casa do Rio Vermelho, antiga residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.
No local é possível conhecer com maiores detalhes a casa, assim como ver projeções nos ambientes. Aproveite também para passear no grande jardim da casa.
6. Gamboa
Por fim, indicamos a região da Gamboa pra tornar sua viagem a Salvador completa. Ela fica às margens da Baía de Todos os Santos, um local extremamente famoso da capital baiana.
Não deixe de conhecer o MUSAS (Museu Street Art de Salvador), que é um museu a céu aberto que, por sua vez, conta com inúmeros grafites. Outro museu da região é o MAM (Museu de Arte Moderna) que também merece uma visita.
Conheça, ainda, a Prainha do Solar, que se diferencia das demais por ter uma faixa de pedras. Por fim, indicamos o Solar do Unhão, que além de receber eventos de jazz, também possui um mirante que oferece uma bela vista ao seu visitante.
Conclusão: Passeios em Salvador
Finalmente, diante de todas essas atrações e locais a serem visitados em Salvador, torna-se óbvio que a capital baiana é riquíssima e tem muito a oferecer aos seus visitantes.
Portanto, faça uso das nossas dicas e torne sua viagem para Salvador ainda mais especial e não deixe de conhecer os melhores restaurantes em Salvador.
Deixe uma resposta