Antes de mais nada a capital gaúcha respira cultura. Não apenas a cidade é bastante eclética, como também mantém uma aura bem jovem e vibrante. Por todos os lados você pode encontrar um café diferente, uma casa cultural ou algo que une os dois. Sempre há o que fazer em Porto Alegre.
Localizada na porta de entrada para os cânions de Aparados da Serra, Porto Alegre é um lugar que ama suas tradições e costumes ao mesmo tempo que valoriza o que é de dentro, em especial a sua natureza tão específica.
Certamente você não encontrará dificuldades quando pensar sobre o que fazer em Porto Alegre, afinal em quase todos os cantos há algum lugar incrível para desvendar.
Índice
O Que Fazer em Porto Alegre
Está na dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre? Veja os 7 passeios mais tradicionais para se fazer por lá:
- Instituto Iberê Camargo
- Passeio de Barco no Guaíba
- A Rua Mais Bonita do Mundo
- Mercado Público e Centro Histórico
- Parque da Redenção
- Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro
- Cidade Baixa
7 Melhores passeios para fazer em Porto Alegre 2020
Não por acaso, as atrações mais procuradas por turistas, são também aquelas que os gaúchos da capital mais aproveitam. Conheça um pouco mais dos 7 lugares indispensáveis em Porto Alegre.
1. Instituto Iberê Camargo
Se você gosta de arquitetura o Instituto Iberê Camargo é uma jóia que não deve ser ignorada, ainda mais por ter levado o Leão de Ouro (o maior prêmio do segmento na Bienal de Veneza) quando ainda era apenas um projeto.
O museu conta com obras do artista que dá nome ao prédio além de outras exposições de caráter itinerante. Entretanto, o visual arquitetônico e a localização privilegiada – na orla do Rio Guaíba – são outras atrações do espaço.
2. Passeio de Barco no Guaíba
Não existe ícone maior em Porto Alegre do que o Rio Guaíba, ou melhor, “Lago” Guaíba. Por muito tempo acreditou-se que se tratava de um rio, mas depois de muitos estudos foi constatado que não era bem assim.
Seja rio ou lago, o fato é que a cidade pulsa à sua beira e não poderia ser diferente sobre suas águas. Atualmente, existem 3 pontos de partida para iniciar o passeio pelo Guaíba, dessa maneira a escolha do passeio não se limita à uma única experiência.
No percurso é possível apreciar a natureza que floresce na margem, como também as casas de veraneio e de pescadores que estão nas ilhas fluviais. A duração do passeio é de 1 hora em média.
É possível também realizar o passeio no final da tarde, para apreciar o famoso pôr do sol diretamente das águas. Contudo o passeio é de 1 hora e meia. Existem barcos inclusive que organizam passeios-baladas, vale a pena se informar.
3. A Rua Mais Bonita do Mundo
Apesar de ser difícil definir quem leva esse título, a Rua Gonçalo de Carvalho ficou conhecida há alguns anos como a rua mais bonita do mundo e nós podemos entender o motivo.
A rua é comprida e mesmo assim é completamente envolta por um lindo túnel verde formado pelas árvores. As casas de arquitetura única ao redor complementam o visual.
A rua fica entre a Cidade Baixa e o Centro, ficando na mesma quadra do Shopping Total. Pela fácil localização e pela beleza do lugar, não faz sentido deixar a rua mais bonita do mundo de fora dessa lista.
4. Mercado Público e Centro Histórico
Pra quem gosta de história é impossível estar em uma cidade que não se conhece e não procurar um passeio desse tipo pra fazer. Em Porto Alegre não é diferente, principalmente por ter um Centro Histórico tão rico como o que possui.
O Mercado Público de Porto possui muitas bancas de tempero, peixes, ervas e grãos, incluindo o café. Há vários restaurantes e casas de produtos tradicionais gaúchos além do prédio ser uma obra de arte do século 19.
Além do Mercado, outros prédios do Centro Histórico merecem destaque. A Casa de Cultura Mario Quintana é um exemplo. A dica é caminhar pela região e observar cada detalhe das construções e suas praças.
5. Parque da Redenção
Não existe um gaúcho que não conheça o famoso combo chimarrão + parque da redenção. Se você gosta de aproveitar as cidades que visita como um morador local, não poderá deixar de lado uma visita no Parque da Redenção.
Há também um parque de diversões e diversos restaurantes ao redor, mas é aos domingos que o lugar ferve com o famoso Brique da Redenção, onde várias barracas de artesãos se reúnem para vender os mais variados artigos.
6. Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro
A Orla do Guaíba é um imenso calçadão que fica às margens do Lago. Apreciar sua beleza pelas águas é uma das nossas dicas, mas caminhar em seu entorno não poderia ficar de fora.
É de lá que você poderá ver o cartão-postal da cidade: o famoso pôr-do-sol. Existem diversas opções para apreciar esse espetáculo se você não quiser se limitar aos diversos banquinhos do calçadão.
A Usina do gasômetro fica às margens do Guaíba e possui uma vista privilegiada. O local também abriga diversas mostras, shows e eventos, sendo um imenso complexo cultural no melhor conceito industrial style.
7. Cidade Baixa
Pra finalizar o dia em Porto Alegre não há lugar melhor do que a Cidade Baixa. É lá que você encontra as melhores alternativas gastronômicas e os melhores bares e pubs, cada um ao seu estilo.
Muitos Hostels da região também funcionam com barzinho e cada um tem seu drink de tradição. Casas de shows como o Opinião ficam por lá e toda semana garantem uma agenda com shows nacionais e internacionais.
Os restaurantes em Porto Alegre são variados e com opções para todos os gostos. Não deixe a cidade sem antes experimentar o famoso Xis Gaúcho, com carnes típicas do churrasco, maionese caseira e um pão gigante para sustentar tudo.
Conclusão: Passeios em Porto Alegre
Em suma, um lugar arborizado, com muitos parques e praças com ar puro para respirar durante o dia e conforme a tarde cessa, bairros inteiros dedicados à badalação noturna.
Mas Apesar de ser a capital mais ao sul do Brasil, faz muito calor por lá, em especial no verão, portanto não se iluda e vá preparado para dias quentes.
Deixe uma resposta