Santiago é uma cidade onde o contraste entre o moderno e o tradicional coexistem de uma maneira ímpar.
Com ruas tomadas por museus e arte urbana, a capital chilena é também o destino certo para quem busca história, cultura e uma ótima gastronomia.
Com paisagens de tirar o fôlego, a cidade abriga opções para os mais variados perfis, seja visitando uma das diversas vinícolas da região ou então passeando pelo centro histórico e suas famosas ruas cinematográficas.
Índice
O Que Fazer em Santiago
Se o Chile está no seu roteiro esse ano, você precisa descobrir o que fazer em Santiago em 2020.
- La Chascona
- Mercado Central
- Cerro Santa Lucia
- Cerro San Cristóbal
- Vinicola Concha y Toro
- Ônibus Turistik
- Palacio de La Moneda
- Paseo Bandera
- Plaza de Armas
- Sky Costanera
10 Melhores Passeios para Fazer em Santiago em 2020
Confira uma lista com 10 sugestões sobre o que fazer em Santiago e aproveite para não deixar de aproveitar o que a cidade tem de melhor.
1. La Chascona
O poeta mundialmente famoso Pablo Neruda possuía 3 casas no país e a construção La Chascona é uma delas. Construída em 1953 por um arquiteto catalão, a história conta que Pablo a todo momento interferia nos detalhes da construção, deixando a obra com a sua assinatura.
Neruda fez a casa para a sua amante e futura esposa, Matilde Urrutia, por quem era apaixonado. O termo em quechúa “chascona” significa “descabelada” e faz referência aos cabelos de Matilde.
A casa de arquitetura peculiar e vista parcial para as cordilheiras é aberta ao público e é destino certo para quem vai à Santiago, em especial aos amantes da literatura.
2. Mercado Central
O grande mercado em estilo neoclássico foi inaugurado em 1872 e é patrimônio do país, além de ter sido considerado um dos mercados mais bonitos do mundo pela National Geographic.
Sua arquitetura impressionante é toda feita em ferro suíço e seu espaço abriga diversos restaurantes e bancas dos mais variados produtos, em especial aqueles que mais traduzem o Chile, como vinhos e frutos do mar bem fresquinhos.
O passeio pelo mercado vale só pela beleza e magnitude do lugar, mas se har não te satisfaz, é uma boa pedida sentar em um e apreciar os melhores pratos do local como o Ceviche ou a Centolla
O Mercado fica aberto todos os dias, das 09:00 às 17:00, exceto nos finais de semana quando abre e fecha mais cedo: das 07:00 às 15:30.
3. Cerro Santa Lucia
O Cerro Santa Lucia é um dos principais pontos turísticos de Santiago pois foi lá que a cidade foi fundada, em 1541.
Durante a Reconquista espanhola foram construídos fortes e castelos para a defesa da cidade, porém hoje é um local de visitação pública, com uma linda vegetação, áreas de passeios e uma vista deslumbrante para a cidade de Santiago e para as cordilheiras ao fundo da cidade.
Com certeza é parada obrigatória para quem vai à Santiago. O local também conta com um observatório astronômico desativado que foi erguido pelos Estados Unidos no século XIX.
4. Cerro San Cristóbal
O Parque Metropolitano de Santiago é um dos maiores parques urbanos do mundo e é lá que fica o Cerro San Cristóbal, o segundo ponto mais alto da cidade.
Turistas do mundo todo visitam diariamente o Cerro pois de lá é possível ter uma das vistas mais bonitas de Santiago além da subida até seu topo ser uma atração à parte.
Para acessar o cume é preciso pegar o funicular (uma espécie de bonde vertical ) ou o teleférico que faz um trajeto maravilhoso pelo parque.
É possível fazer o trajeto a pé, mas vá preparado: São 280 metros de altura até o topo.
5. Vinícola Concha y Toro
Pensar no Chile e não pensar em vinho é algo quase impossível, uma vez que o país é mundialmente famoso por seus vinhos o que torna o passeio à uma vinícola indispensável.
A Concha y Toro é sem dúvida a maior produtora de vinhos do país e uma das maiores do mundo, chegando a exportar para mais de cem países, sendo especialmente apreciada aqui no Brasil.
Por causa de sua fama, o tour por suas dependências é o mais procurado. Por isso há opções de tours exclusivos com degustação e direito à brinde exclusivo da vinícola.
Além dos vinhos como atração, a área externa e o casarão do lugar abrigam muita natureza e história, tornando o passeio ainda mais rico e interessante.
6. Ônibus Turistik
A empresa Turistik oferece o tradicional passeio turístico pela cidade que a gente encontra na maioria das cidades. O passeio é ideal para quem quer conhecer os principais pontos da cidade de maneira prática e menos cansativa.
Uma das principais vantagens nesse tipo de passeio é que os bilhetes adquiridos também são válidos para o dia todo, dessa forma você pode descer em um ponto e aproveitar aquela região e depois voltar para o ponto, seguindo assim o restante do trajeto. Os ônibus passam a cada meia hora.
Se você não quiser sair do ônibus o tempo total do percurso é de duas horas e você ainda recebe fones para escutar a descrição sobre os pontos que passarem. Além de tudo, o guia fala em diversos idiomas, incluindo português.
7. Palacio de La Moneda
O Palacio de La moneda, como o nome sugere, foi construído no início do século XIX para atender à colônia Espanhola como Casa da Moeda.
Hoje em dia sedia a presidência do Chile, porém houve um tempo em que foi palco de conturbados episódios que envolvem a história política do país.
A arquitetura do local é outro fator que impressiona. O prédio permanece praticamente intacto desde o período colonial. Um dos motivos é que sua arquitetura foi pensada para resistir aos constantes terremotos do país.
No subsolo do Palacio funciona o Centro Cultural La Moneda, que impressiona pelo contraste com o restante do prédio. Incrivelmente moderno e arrojado, por lá você encontra diversas exposições e salas de cinema com apelo totalmente cultural e contemporâneo.
8. Paseo Bandera
O Paseo Bandera nem sempre foi o reduto artístico que é hoje. Quando a rua foi fechada para abrgar o metrô, a arte invadiu o espaço e hoje toda a sua extensão é repleta de cores, formas e intervenções artísticas.
Hoje o local é visitado por inúmeros turistas que costumam percorrer por toda rua apreciando sua verdadeira galeria a céu aberto.
9. Plaza de Armas
A Plaza de Armas reúne em seu entorno os principais prédios antigos da cidade, em especial àqueles ligados à colonização.
Quer visitar a Catedral Metropolitana ou Museu Histórico Nacional? É pra lá que você deve ir.
10. Sky Costanera
O edifício Sky Costanera possui um dos mirantes mais impressionantes que existe e não apenas é o ponto acessível mais alto da cidade como também de toda América do Sul. Sua vista é inegavelmente cativante.
A propósito, lá do alto você pode admirar toda a cidade de Santiago, assim como também as belíssimas cordilheiras. O famoso conjunto de montanhas ficam cobertas de neve no inverno, tornando o visual ainda mais perfeito.
Conclusão: Passeios em Santiago
Seja como for Santiago é uma cidade multicultural, com uma história rica e que respira arte dia e noite.
Não só visite os diversos museus e casa culturais durante o dia como também aprecie o ambiente boêmio e irreverente que a cidade proporciona durante a noite.
Em conclusão, vale lembrar que a cidade é repleta de brasileiros. Turistas ou moradores, são pessoas que escolheram a cidade para viver bem como passear, o que é um ponto positivo no quesito hospitalidade.
Todavia, quem vem do Brasil sempre vai encontrar conforto e clima familiar e além de tudo, mergulha em uma cultura tão plural quanto a de Santiago.
Não deixe também de conhecer os melhores restaurantes em Santiago.
Deixe uma resposta