Curitiba é uma das principais cidades brasileiras, correspondendo à capital do estado do Paraná. A capital paranaense possui diversos destinos turísticos que proporcionam momentos especiais aos turistas que a visitam. Portanto, agora cabe saber onde comer em Curitiba.
Dessa forma, preparamos uma lista com os melhores locais para comer e – por que não? – beber durante sua estadia em terras curitibanas. Destrinchamos, abaixo, detalhes de cada um dos locais indicados.
Índice
Melhores Restaurantes em Curitiba
Podem ser considerados pratos típicos de Curitiba a carne de onça e o pão com bolinho, existindo, inclusive, competições anuais e festivais com estes pratos como protagonistas. Além disso, na cidade é possível encontrar restaurantes com pratos de todo Brasil e do mundo inteiro.
Confira nossa lista com os 6 melhores lugares para comer em Curitiba em 2020:
- Madalosso em Curitiba;
- Mercearia Fantinato;
- La Lomiteria;
- Barbaram;
- Rua Pagu;
- Nonna Giovanna;
Onde Comer em Curitiba em 2020
Separamos para você algumas sugestões que incluem comidas típicas curitibanas, culinária tradicional de imigrantes e, também, locais animados que oferecem diversos tipos de comidas e bebidas. Confira!
1. Madalosso em Curitiba
O restaurante Madalosso é, sem sombra de dúvidas, um dos mais famosos de Curitiba. Inaugurado em 1963, ele se localiza no tradicional bairro de raízes italianas, Santa Felicidade, e é rodeado de outros restaurantes que se dedicam à produção de pratos típicos da Itália.
Existem dois restaurantes Madalosso, um localizado em frente ao outro, e são distinguidos como “Novo” e “Velho”.
Ambos servem os mesmos tipos de pratos e a diferença essencial é que o “velho” corresponde ao local original do restaurante, enquanto o “novo” ilustra a expansão e construção de diversos salões.
Neste restaurante há um rodízio de pratos típicos italianos como massas frescas diversas, carnes, saladas e, claro, polenta frita. O local é tradicional e vale, com certeza, uma visita.
2. Mercearia Fantinato
Enquanto o restaurante anterior se dedica à culinária italiana, a Mercearia Fantinato, por outro lado, é famosa por servir uma deliciosa carne de onça, prato típico curitibano. Portanto, esse local é um dos que não pode faltar na lista de onde comer em Curitiba.
A carne de onça nada mais é que o preparo de uma carne bovina crua com diversos temperos e azeite de oliva. Ela acompanha pão de centeio e merece ser experimentada. Aliás, a servida pelo local é considerada a melhor da cidade.
Além disso, são servidos diversos outros pratos deliciosos no local, que resguarda características de uma mercearia, de forma que sua decoração é um chamativo à parte. Caipirinhas, cervejas e outros drinks fazem parte do cardápio local, também.
A Mercearia Fantinato se localiza no Bairro Bom Retiro, próximo ao Centro Cívico.
3. La Lomiteria
Não deixe de conhecer, também, a La Lomiteria, que corresponde a um bar e restaurante argentino localizado no Alto da XV, próximo ao centro de Curitiba e ao estádio Joaquim Américo.
O local, que foi inaugurado em 2019, trouxe a proposta de oferecer pratos típicos argentinos a preço justo. Dessa forma, lá é possível experimentar choripans, tábuas de carne com acompanhamentos, lomitos (sanduíche de mignon) e outros. Além disso, são oferecidos pratos vegetarianos a veganos.
A sobremesa da casa é um espetáculo à parte e corresponde à cheesecake de doce de leite.
E não pára por aí! A Lomiteria também se destaca pelo chopp Patagônia, vasta carta de vinhos e diversos drinks que incluem o Fernet com coca, típica mistura argentina, e tantos outros, como Gim, Piña Colada e outros.
Por fim, destaca-se que o estabelecimento possui parte interna e, também, um deck externo.
4. Barbaram
Esse é outra das melhores opções de onde comer em Curitiba na medida em que oferece um prato típico da capital curitibana: o pão com bolinho.
Ressalta-se que apesar deste prato ser oferecido em diversos locais da cidade, inegavelmente o pão com bolinho do Barbaram é o mais famoso e delicioso.
Este local, excelente para um happy hour, pertence à sociedade ucraniana curitibana e possui diversas referências à Ucrânia em sua decoração. Além disso, ele é um bar amplo, com ares de boteco, muito bem localizado e confortável. Aliás, ele já foi eleito por diversas vezes como o “melhor boteco de Curitiba”.
Além do pão com bolinho também são ofertados diversos outros pratos, assim como muita cerveja gelada.
5. Rua Pagu
A Rua Pagu é outro local que conquistou o coração dos curitibanos com sua proposta diferenciada.
Pertencente a três jovens empreendedoras, o local, que é a céu aberto com trechos cobertos, para caso de chuva, dedica-se a oferecer drinks, chopp, lanches e pratos combinados a exposições, feiras de produtos locais, apresentações de dança, palestras, rodas de conversa e muita música.
Aliás, o local é chamado de “rua” pelo fato de que apresenta uma travessia entre uma rua e outra, sendo rodeada por muros. Além disso, o local é pet friendly e também é ótimo para ir com pessoas de qualquer idade.
Dentro do local estão localizados dois contêineres. Um deles se dedica à venda de massas, com opção vegetariana e vegana. O outro contêiner oferece fish and chips (batata e peixe frito), assim como um delicioso sanduíche a base de peixe empanado.
6. Nonna Giovanna
Por fim, indicamos um dos melhores restaurantes em Curitiba que com certeza irá conquistar o seu coração e estômago.
O Nonna Giovanna é um restaurante tradicional curitibano, localizado bem ao centro da cidade, na Rua São Francisco, próximo ao Largo da Ordem. Não se engane pela fachada simples do local, porém, pois isso é um grande erro.
Esse restaurante é familiar, aconchegante e de arquitetura e decoração simples. Entretanto, ele oferece diversas massas e carnes deliciosas e por um valor justíssimo. Para se ter noção, uma refeição para duas pessoas não costuma passar de R$ 50 a R$ 60 reais.
Conclusão: Conheça os Restaurantes em Curitiba
A capital paranaense, portanto, oferece não só diversas opções de lazer, mas também experiências gastronômicas com muito sabor.
Portanto, utilize nossas dicas e conheça as delícias oferecidas por Curitiba, terra das araucárias. Além disso, confira dicas sobre o que fazer em Curitiba em nosso artigo completo.
Deixe uma resposta