São Roque é uma cidade localizada no estado de São Paulo que é conhecida principalmente por suas vinícolas e por suas atrações ligadas às estações de frio e à natureza.
Localizada a 33 quilômetros da capital paulista, essa cidade somente fica atrás de Campos do Jordão quando o assunto é turismo de inverno em São Paulo. Contudo, o município oferece atrações incríveis o ano inteiro, sendo uma ótima opção para viagens românticas ou em família.
Separamos especialmente para você os 6 melhores passeio em São Roque. Confira abaixo e programe sua viagem com segurança!
Índice
O que fazer em São Roque
Essa cidade localizada no interior de São Paulo faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba. Lá estão disponíveis atividades ligadas à prática de esportes, à degustação de deliciosos pratos e variados vinhos e, também, lazer em meio à natureza.
Veja os melhores passeios para preparar um roteiro do que fazer em São Roque em 2020:
- Rota do Vinho;
- Ski Montain Park;
- Morro do Saboó;
- Estação Ferroviária de São Roque;
- Centro Educacional e Cultural Brasital;
- Festivais de São Roque.
Conheça os detalhes de cada um desses destinos abaixo.
6 Melhores Passeios para fazer em São Roque em 2020
Conheça os detalhes das principais atrações dessa cidade paulista nos itens que seguem.
1. Rota do Vinho
Em primeiro lugar é necessário destacar uma das principais atrações locais e que é responsável pela fama de São Roque: a Rota do Vinho.
O vinho está intimamente ligado não apenas ao turismo e gastronomia locais, mas à própria história da cidade. Isso porque em meados do século XVII o fundador do município, Pedro Vaz de Barros, decidiu investir, junto com outros moradores dali, em plantações de uva e produção de vinhos.
Portanto, conhecer a Rota do Vinho é uma oportunidade única de conhecer a história e tradições locais. Isso é possibilitado, pois, pelas inúmeras adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e centros de lazer e entretenimento.
Aliás, os espaços se tornam ainda mais atrativos pelo fato de que estão localizados em meio à mata atlântica preservada.
Essa Rota é formada por três estradas, a saber: Estrada do Vinho, dos Venâncios e, também, Rodovia Quintino de Lima. O passeio pelas estradas é gratuito e ao longo delas estão espalhados mais de 31 estabelecimentos.
Ainda, ali estão localizados ranchos e fazendas especializados na produção de alcachofras e hortaliças, trazidas pelos imigrantes europeus. Além disso, cabe destacar que nessa estrada existem diversos locais que oferecem atividades como pesca e pedalinho, passeio a cavalo, tirolesa, cama elástica, entre outras.
Dentre esses locais, destacam-se a Fazenda Angolana Parque de Animais e a Fazendinha e Restaurante Santa Adélia. Portanto, essa rota possui atividades para a família inteira, independentemente da idade dos membros e da disposição!
2. Ski Montain Park
O Ski Mountain Park é outra das atrações que não pode faltar na lista do que fazer em São Roque.
Aliás, ele oferece atividades para crianças e adultos que vão muito além do ski e do snowboard proporcionados pela pista de gelo artificial disponibilizada o ano inteiro.
Ali também estão disponibilizados, por exemplo, pista para patinação ecológica, tobogã, teleférico e arvorismo. Ainda, são oferecidos passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa e arco e flecha.
O local cobra ingressos para entrada na propriedade que variam entre R$ 10 e R$ 30 por pessoa. Por outro lado, as atrações são cobradas à parte.
3. Morro do Saboó
Os amantes da natureza também encontram atividades no Morro do Saboó, no qual estão localizadas trilhas e também um mirante que proporciona uma linda vista da mata atlântica.
Esse morro possui cerca de 1.100 metros e do alto dele é possível vislumbrar cidades vizinhas. Dentre elas, é possível citar, por exemplo, Mairinque, Itu, Sorocaba e Osasco.
4. Estação Ferroviária de São Roque
Não deixe de conhecer, ainda, a Estação Ferroviária de São Roque, principalmente se você for um fã de turismo retrô.
Construída em 1930, ela era considerada à época uma das mais modernas do Brasil e possuía, também, uma agência de telégrafos. Hoje o edifício é ocupado pela Guarda Municipal da cidade, onde é possível ver antigos trens de carga e o edifício de arquitetura antiga.
5. Centro Educacional e Cultural Brasital
O Centro Educacional e Cultural Brasital corresponde a um conjunto de prédios que abrigava as primeiras fábricas de tecelagem não só da cidade, mas do estado de São Paulo.
Construído em 1890, esse conjunto industrial foi responsável por empregar 80% da mão de obra local. Contudo, as fábricas encerraram suas atividades em 1970 e, hoje, o local em que estavam localizadas funciona como um centro cultural.
Lá estão presentes uma biblioteca e um teatro. Os galpões das antigas fábricas, por sua vez, recebem oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes. Por fim, ali também existem trilhas, sendo que a mais conhecida é a “Caminhos das Águas”, que se estende em meio à mata por 2 quilômetros.
O local está aberto para visitação todos os dias entre 8 h e 18 h.
6. Festivais de São Roque
Por fim, indicamos os inúmeros festivais e festas de São Roque. Selecionamos dois deles, porém é possível encontrar festas típicas como as exemplificadas abaixo o ano todo.
Primeiramente, o Festival de Inverno da Vinícola Góes ocorre anualmente durante todo o mês de julho. Durante as festividades ocorrem apresentações de música ao vivo, que vão da MPB e chorinho à música caipira.
Ainda, existem apresentações circenses, noites de fondue, palestras de harmonização de vinhos e pratos e outras coisas mais.
Já a Festa Italiana ocorre anualmente, geralmente no início do mês de junho, e é organizada pela Associação Ítalo Brasileira de São Roque. Na festa, além dos pratos típicos italianos com muitas massas e vinhos, também há música típica e danças.
Conclusão: O que fazer em São Roque
São Roque é uma combinação entre cultura italiana, natureza, e rica gastronomia. Assim, considere incluir essa simpática cidade paulista nos seus roteiros de viagens futuras.
Deixe uma resposta