Para quem quer um destino diferente, cheio de aventuras, natureza e uma experiência totalmente inesquecível, precisa conhecer o destino de hoje. Por isso, confira o que fazer em Manaus!
Localizada na capital do exuberante Amazonas, Manaus é um local surpreendente. De fato, o destino dificilmente será a sua primeira opção de viagem. Por outro lado, é uma ótima opção para quem não quer nenhum destino tradicional.
Além de suas atrações imperdíveis, conhecer é uma experiência incrível, sobretudo para quem quer ter contato com a natureza. Por isso, se você procura um destino para turismo de aventura, ou então ecológico, você ficará encantado por Manaus.
Outro aspecto imperdível em Manaus é, também, sua culinária. Os pratos possuem muita influência indígena e, portanto, é muito rica em frutas, peixes, alguns frutos do mar e, sobretudo, farinha!
Índice
O que fazer em Manaus
Manaus é o destino pra quem quer conhecer e desbravar a natureza, se (re)conectar e ter novas experiências. Veja, a seguir, os 8 melhores passeios em Manaus para 2020:
- Museu da Amazônia
- Floresta Inundada
- Parque Ecológico do Lago Janauari
- Teatro Amazonas
- Centro histórico de Manaus
- Mercado Municipal Adolpho Lisboa
- Encontro das águas
- Aldeia Indígena
- Nadar com os botos
8 Melhores Passeios para fazer em Manaus em 2020
Só pelos nomes dos passeios, você já consegue perceber que é um destino mágico, não é mesmo? Então, agora só resta conhecer um pouco melhor cada um dos passeio e, depois, organizar o seu roteiro!
1. Museu da Amazônia
O Museu da Amazônia é uma parada fundamental! Ele é uma espécie de museu vivo e foi criado em 2009. É uma área de 100 hectares de floresta preservada ocupada por esse museu maravilhoso.
Lá, é possível encontrar um orquidário, lagos, aquários, exposições e uma série de laboratórios de insetos, borboletas e serpentes.
Sem deixar de lado, é claro, as inúmeras trilhas pela floresta que proporcionam a cada visitante do museu descobertas inesquecíveis sobre a fauna e flora local.
Para saber mais, basta acessar o site oficial do museu!
2. Floresta Inundada
Aposto que nem nos seus melhores sonhos você imaginaria navegar por uma floresta, não é mesmo?
Mas, acredite, é possível fazer isso em Manaus! Você faz um passeio de barco pela floresta guiado por um guia. Durante o percurso, você conhecerá um pouco mais sobre a flora e fauna da região.
Assim, prepare-se para ver muitos peixes, capivaras e outros mamíferos, além de outras (boas) surpresas!
3. Parque Ecológico do Lago Janauari
Outro ponto imperdível que não pode ficar de fora da sua lista ou roteiro de viagem é, justamente, o Parque Ecológico do Lago Janauari.
Lá você fará um passeio de barco sobre os famosos igapós e poderá encontrar alguns jacarés e macacos, além de admirar as árvores e outras plantas.
O parque tem uma estrutura completa, com banheiros, restaurantes e também uma feira de artesanato. Todos os passeios são feitos com guia, que enriquece ainda mais a visita.
4. Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é um marco na história do estado. O espaço foi construído em 1896 e é um ícone que marcou a história do Ciclo de Borracha, época em que a região vivia no ápice da exportação de látex para os países Europeus.
A arquitetura do prédio é linda e o seu interior também! Você encontrará exposições, painéis feitos manualmente e uma série de figurinos que foram usados nas últimas décadas.
5. Centro histórico de Manaus
E já que o assunto é história, você não pode deixar de dar uma voltinha no centro histórico de Manaus.
Além das belíssimas construções, você pode aproveitar para conhecer o centro da cidade, dar uma volta no calçadão, conhecer as lojas e aproveitar o artesanato local.
Você pode até andar um pouquinho mais e conhecer o Porto, local onde saem algumas das embarcações com destino para outras cidades do norte brasileiro.
Se você realmente gosta de artesanato, programe a sua visita para o domingo de manhã, pois ali acontece uma feirinha incrível!
6. Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Para fazer compras do tipo, você também pode ir até o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Ele foi construído em 1880 e atualmente abriga barracas que vendem peças artesanais de encantar os olhos de qualquer um que passa por ali.
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa funciona de segunda a sexta-feira, entre 06h e 18h. Aos domingos o horário é diferenciado: das 06h às 12h.
Atenção: você consegue negociar alguns valores ali. Então não perca a oportunidade, ok?
7. Encontro das águas
Sim, em Manaus acontece o encontro mais do que especial entre os famosíssimos Rio Negro e Solimões. Apesar de se juntarem, eles não se misturam e, por isso, formam uma atração turística apaixonante.
Assim como na floresta inundada, o passeio é feito de barco e sempre acompanhado por um guia que explica esse fenômeno e outras curiosidades sobre o tema.
Procure agendar o seu passeio para um dia sem chuva. Quem sabe você consegue fazer um lindo registro e também tocar no encontro desses rios?
8. Nadar com os botos
Nadar com os botos é uma atração, mas, também, é preciso muita responsabilidade com o meio ambiente.
Você começa o passeio de barco até o rio Negro, onde poderá ver bem de pertinho esses animais fantásticos e cheios de charme. Em alguns dias é possível, até, tocá-los (mas sempre com autorização do guia, ok?).
Lembre-se sempre que eles estão em seu habitat natural e que precisamos respeitá-los. Inclusive, por conta disso, os passeios são mais restritos. Dessa forma, programe a sua ida com um pouco de antecedência para não perder essa oportunidade.
Conclusão: o que fazer em Manaus
Manaus é, de fato, encantadora! E agora que você já sabe o que fazer em Manaus, resta organizar o seu roteiro, preparar as malas e compar a passagem!
Não se esqueça de sempre usar protetor solar e repelente, além de roupas confortáveis para o passeio, pois, certamente, você andará muito.
Procure não ir em épocas muito chuvosas, entre setembro e fevereiro, mas não esqueça mesmo de se cuidar, pois lá é bem quente.
Outro aspecto importantíssimo é tomar a vacina da febre amarela e ficar atento à sua carteirinha de vacinação! Com tudo isso certo, é só aproveitar a sua viagem!
Deixe uma resposta