Ouro Preto é uma cidade mineira com importância histórica e cultural imensurável no Brasil. Além de ser conhecida pelas inúmeras igrejas que são ricamente ornamentadas, a cidade também foi palco de importantes movimentos sociais brasileiros.
Fundada em 1711 por bandeirantes, essa localidade de Minas Gerais corresponde ao primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, apesar da cidade ser conhecida como “Museu à Céu Aberto”, cabe ressaltar que ela vai muito além dos monumentos históricos, havendo na região, também, forte ecoturismo. Confira abaixo os 6 melhores passeios em Ouro Preto.
Índice
O que fazer em Ouro Preto
Primeiramente, cabe ressaltar que apesar das igrejas e do turismo religioso ser um dos principais atrativos de Ouro Preto, essa cidade mineira não se limita a eles e oferece diversas atividades para todas as idades e estilos.
Confira nossa lista especialmente desenvolvida pra quem procura o que fazer em Ouro Preto:
- Igrejas;
- Museu da Inconfidência;
- Praça Tiradentes;
- Feirinha de Ouro Preto;
- Ladeiras de Ouro Preto;
- Minas de Passagem;
Abaixo, separamos detalhes importantes sobre cada um desses destinos indicados.
O que fazer em Ouro Preto em 2020
Encante-se por Minas e Ouro Preto com as nossas dicas de viagem e aproveite cada momento nesse lugar incrível.
1. Igrejas
Pois bem, é impossível falar da cidade sem que as suas belas e ricamente ornamentadas igrejas sejam citadas. Dessa forma, nossa primeira dica sobre o que fazer em Ouro Preto condiz, justamente, ao turismo histórico.
Aliás, vale a observação de que os passeios às igrejas não devem interessar apenas aos religiosos, pois esses edifícios contam, também, parte da história mineira e brasileira.
Não deixe, assim, de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, considerada o segundo templo religioso mais rico do Brasil. Isso se justifica na medida em que sua ornamentação foi feita com cerca de 400 quilos de ouro. A construção de estilo barroco teve início em 1696, durante o Ciclo de Ouro.
Além disso, dentro dela está localizado o Museu da Arte Sacra, que está localizado na sacristia da edificação e possui mais de 8.000 peças expostas que rementem ao período decorrido entre os séculos XVII e XIX.
Também, visite a Igreja de São Francisco de Assis, outro importante ponto turístico de Ouro Preto que é ornamentada com esculturas do artista mineiro Aleijadinho.
Por fim, indicamos também uma visita à Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção em estilo barroco teve início em 1699. Ali está localizado o túmulo de Aleijadinho, assim como um museu dedicado ao artista mineiro em que estão expostas algumas de suas obras.
2. Museu da Inconfidência
Outro destino turístico que não pode deixar de constar na lista do que fazer em Ouro Preto é uma visita ao Museu da Inconfidência, que ajuda a resguardar parte de um importante movimento da história brasileira.
A Inconfidência Mineira nada mais é que um movimento de natureza separatista e que buscava independência. Ele foi motivado, principalmente, em razão do domínio português e da cobrança de derrama (taxa cobrada em cima da extração de ouro). Essa conspiração mineira foi reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
Uma das consequências da repressão foi a execução de um dos líderes populares, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, dentista e ativista político que se tornou o símbolo dessa tentativa revolucionária.
Dessa forma, o Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória do movimento de independência. Seu acervo está localizado em diferentes edifícios históricos como a Casa da Câmara e a Cadeia de Vila Rica.
O funcionamento do local ocorre de terça-feira a domingo entre 10 h e 17 h e a entrada é paga.
3. Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes também é parte de Ouro Preto que procura resguardar as lembranças e homenagear os participantes da Inconfidência Mineira.
Foi ali, onde a praça está localizada, que a cabeça de Tiradentes foi exposta após sua execução. O local passou a ser conhecido, também, como “solo dos inconfidentes” e se tornou palco de diversas manifestações e discursos políticos ao longo da história.
4. Feirinha de Ouro Preto
Essa feirinha é um ótimo passeio para fazer em Ouro Preto e é famosa pela comercialização de objetos em pedra-sabão, mesmo material utilizado por Aleijadinho para a confecção de suas estátuas.
Além disso, ali são vendidos objetos diversos de artesanato, peças do vestuário, souvenires e lembrancinhas da cidade, assim como diversos outros tipos de mercadorias.
5. Ladeiras de Ouro Preto
A cidade também é também é conhecida por suas inúmeras ladeiras que testam o preparo físico do turista. Contudo, vale a pena se dedicar a uma caminhada por elas ao longo da cidade e, assim, admirar prédios históricos, casas construídas em estilo colonial, restaurantes, museus, entre outros.
6. Mina de Passagem
Considerada a maior mina aberta à visitação pública do mundo, a Mina de Passagem está localizada entre as cidades de Ouro Preto e Mariana.
Esse local foi utilizado para a exploração de ouro até o ano de 1985, sendo estimado que dali foram retiradas 35 toneladas do metal nobre!
A descida às passagens subterrâneas é feita por meio de um carrinho de mineração, ou trolley, sendo percorridos 315 metros de extensão a 120 metros de profundidade em meio às galerias, salões e colunas.
Além disso, no interior dessa mina está presente um lago de águas cristalinas formado por aquíferos que alagaram a região no qual é possível realizar mergulhos.
É possível agendar a visita com antecedência pela compra de ingressos nesse site.
Conclusão: o que fazer em Ouro Preto
Ouro Preto é repleta de boas atrações que prometem entreter de maneira completa os turistas. Além disso, cabe ressaltar, também, que a cidade é conhecida por seu animado carnaval e, ainda, que a vida noturna da cidade é agitada e com diversas opções.
Também, não deixe de aproveitar uma visita à cidade para provar das diversas especiarias típicas de Minas Gerais e conheça os melhores restaurantes em Ouro Preto.
Deixe uma resposta